preço de venda de serviço

O preço de venda de serviço é um fator muito importante e que qualquer empreendedor não pode deixar de analisar. Apesar disso, muitos ficam na dúvida sobre como fazer esse tipo de cálculo.

Se isso também acontece com você, saiba que a avaliação para se chegar a esse preço não é tão difícil quanto parece.

Essa é uma avaliação objetiva e que envolve dados mensuráveis, até mesmo para que você não perca dinheiro sem saber o porquê.

A verdade é que o processo de precificação está no topo da escadaria da gestão financeira. Não existe meio termo em finanças. Você precisa planejar e registrar tudo de acordo com sua realidade financeira. Contudo, muitos empreendedores iniciantes acabam cometendo erros neste ponto.

Existem pessoas que estão começando um novo negócio e não possuem uma base de dados, ou não sabem como está sendo realizado este controle. E há até mesmo novos empreendimentos que não têm controle nenhum.

Essa falha de gestão pode gerar uma bola de neve futuramente. E, se não for corrigida, poderá trazer muitas perdas e falta de previsibilidade de riscos. Se você não deseja que isso aconteça com o seu negócio, continue lendo este post e descubra como definir o preço de venda de serviço!

Como definir o preço de venda de serviço

Saber o preço de venda de serviço para quem presta consultoria, para profissional liberal, autônomo ou para quem possui algum negócio, no qual o valor cobrado é por hora ou entrega, pode ser trabalhoso. Mas, o procedimento para definir esse valor não ocorre de forma aleatória.

E olhar para os preços da concorrência não deve ser considerado como principal critério para fazer esse tipo de precificação.

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Cada empreendimento possui suas características em relação aos custos, bem como despesas, qualificações no mercado, entre outros fatores. Ao analisar quanto você cobrará por seu trabalho é importante que leve em conta:

  • Sua capacidade produtiva;
  • Custos variáveis;
  • Despesas fixas entre outros pontos.

Entenda que o dilema entre cobrar caro ou barato vai muito além de uma intuição ou comparação com preços de mercado. Às vezes surge a dúvida se você deve cobrar caro e correr o risco de não ter clientes. ou então se deve cobrar barato e não se sentir valorizado.

Mas, se você tiver uma planilha mensurando exatamente todos os valores envolvidos no processo, com certeza ficará mais fácil chegar a um preço justo e que atenda às suas expectativas.

Diferenças entre produto e serviço

Para saber qual o preço de venda do seu serviço, é preciso ter em mente que ele segue uma lógica diferenciada quando se define o preço de venda de um produto.

O produto é concreto, diferentemente do serviço, que não é algo palpável e existe limitação de produção e de entrega. O produto possui receita unitária, enquanto no serviço a receita é recorrente bem como ocorre sua repetição ao longo do tempo.

Além disso, o produto geralmente está associado a ideia de posse. Já o serviço está vinculado mais a ideia de resultado.

Na venda de um produto é desenvolvida uma relação instantânea com os clientes, enquanto que no serviço a relação é mais próxima e duradoura.

Compreendeu a infinidade de pontos que diferenciam um do outro? Por isso, não é possível precificar um serviço da mesma forma como se faz com um produto que se coloca a venda. Para isso, é necessário seguir alguns critérios básicos!

Critérios para definir o preço de venda de serviço

Um dos critérios para precificação do serviço é sua capacidade de produção. Nesse caso, você deve levar em conta, por exemplo, sua experiência de mercado, bem como suas qualificações, cursos realizados, currículo e etc. Isso porque você estará vendendo não propriamente sua hora, mas o seu resultado.

Ao definir o preço de venda de serviço você deve considerar que todo investimento tem um retorno. E isso inclui não apenas o setor financeiro, mas também qualidade de vida, assim como o tempo que se tem disponível com a família e horas de lazer, entre outras coisas.

Custos fixos e variáveis do serviço

Outro ponto importante são os custos que nortearão sua decisão do preço. É um erro acreditar que se considera 8 horas de trabalho por dia, 5 dias por semana para chegar o valor da hora nesse caso. O serviço vai além disso, envolve elaboração de proposta, negociação, material, deslocamento, entre outros fatores.

Nesse contexto, os custos variáveis e os fixos são pontos que deve considerar, além do markup, que inclui todas as taxas percentuais que vão corroendo o orçamento.

Você precisa determinar um valor mínimo para o custo do seu serviço. Se estiver muito acima do mercado ou muito abaixo, pode ser revisto, contanto que o objetivo seja garantir lucro.

Definindo preço de venda de serviço na prática

Para que entenda melhor como definir o preço de venda de serviço, podemos tomar como exemplo a precificação de uma consultoria.

Suponha que seu trabalho será o de atender dois clientes por dia. E que esse atendimento somará 7 horas. Porém, na realidade você trabalhará oito ou nove horas, se incluir as etapas de elaboração, dedicação e prospecção para a entrega. Esse valor estará incluso nas 7 horas.

Dividindo todos os dias do ano trabalhados por 12, você chegará a 140 horas mensais. Essa é sua capacidade produtiva.

Se você tiver por parâmetro um pro labore mensal de 10 mil reais, custo por hora será de 71 reais. Mas, na hora de vender seu projeto, o valor não será de apenas 71 reais.

Se nessa hipótese haverá 10 encontros com o cliente, cada um durando em média 3 horas, é de 30 horas o Custo do Serviço Prestado (CSP). Multiplicando 30 por 71, você chega a um valor em torno de 2 mil reais no preço de venda de serviço.

Se você faz parte de uma empresa, você paga impostos, bem como tem muitas despesas envolvidas. E os gastos da empresa com aluguel, energia, internet, marketing, contabilidade e outros? Se somando tudo isso o valor for de 3,5 mil, você divide esse valor por 140 e terá 25 reais por hora.

Ou seja, o projeto também paga as despesas fixas e variáveis mensais, caso contrário isso sairá do seu bolso ou do lucro, além de pagar também o markup e até mesmo sua reserva para investimentos.

Portanto, somando esses valores o poderemos chegar a um valor de projeto de 4,7 mil reais, não apenas considerando o seu preço por hora que totalizou 2 mil reais.

Conclusão

Precificar o serviço é uma tarefa detalhista e que exige dedicação. Mas se você não quer ter prejuízos no seu empreendimento, siga as dicas e orientações dadas nesse post. Ficou com alguma dúvida? Você pode ver aula completa no Youtube!

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