preço de venda de um produto

Você sabe que não basta ter o melhor produto, assim como os melhores insumos, ou a melhor produção se o preço de venda de um produto que você vende não garantir ao seu negócio o lucro que ele precisa ter!

Tenho certeza que na hora de definir esse preço, você acaba caindo na cilada de seguir a intuição ou até mesmo verificar por quanto o vizinho está vendendo o mesmo produto. Você pode até continuar com essa prática. Masssss… tenho que te alertar sobre o seguinte:

  • Você pode estar vendendo muito só por conta do preço;
  • Pode estar perdendo dinheiro;
  • Você poderia estar melhor;
  • Quanto mais você vender, maior será o buraco!

Para não continuar cometendo esse mesmo erro. E colocar em risco todo o seu negócio, vou te ensinar aqui o be-a-bá. Ou seja, um método SIMPLES para definir o preço de venda do seu PRODUTO de forma correta!

Como definir o preço de venda de um produto corretamente

Primeiro, você precisa entender que, não se trata de não verificar o preço do concorrente nunca. Mas, que você só pode fazer isso depois de olhar para dentro de casa. O que é isso significa?

Significa que empresas assim como negócios têm custos e produtividade diferentes. Logo, o seu parâmetro inicial não pode ser o vizinho e sim a SUA REALIDADE.

Esse preço é chamado PREÇO INTERNO ou REFERENCIAL.

O preço Interno é aquele baseado nos custos, despesas e especificidades do seu negócio.

Tenho certeza de que ao final dessa leitura, você terá aprendido a calcular seu preço interno de forma correta. E terá dado o primeiro passo para ter um preço justo, competitivo e que não seja a causa do seu prejuízo. Tudo isso de forma bem descomplicada.

Bora lá?!

Passo 01 para definir o preço de venda de um produto – Levante os Custos Variáveis do seu produto

Custo variável é aquele gasto diretamente relacionado ao seu produto. Ele é variável porque o seu gasto total varia conforme a sua venda!

Por exemplo, itens como matérias-primas, embalagens, mão-de-obra direta para fabricação dos bens e serviços, são elementos que possuem custo variável.

Passo 02 – Identifique as Despesas Fixas do seu negócio

As despesas fixas nada mais são do que os gastos relacionados à estrutura da sua empresa. E dizemos que as despesas são “fixas” porque, faça chuva ou faça sol, você tem que paga-las. Ou seja, estas são as despesas necessárias para operacionalizar o seu negócio.

Atenção! As despesas fixas não são “fixas” porque o valor é igual todo o mês. E sim porque elas precisam ser pagas independente se suas vendas estão bem ou não.

Veja também o vídeo no Youtube – Como Reduzir Custos Na Empresa

Exemplos de despesas fixas: pro labore (o salário do dono), contabilidade, marketing, folha de pagamento administrativo e comercial, aluguel, IPTU, energia elétrica e etc.

Passo 03: Calcule o impacto das despesas fixas em relação ao faturamento previsto ou faturamento médio mensal real

Para isso é só dividir o total de despesas fixas no mês pelo faturamento mensal. Isso é importante porque cada venda vai contribuir com uma parcela das despesas fixas. E se essa venda não ocorrer, ou se você superestimar esse faturamento, parte das despesas fixas também não terão como ser pagas.

E é justamente aqui que a maioria dos empreendedores erram!

A maioria simplesmente pega o custo variável e coloca uma taxa de marcação aleatória, esquecendo principalmente das Despesas Fixas. E quem paga essa conta?

Passo 04 para definir o preço de venda de um produto Calcule a Taxa de Markup

Identifique tudo que é % e anote o valor de cada um. Desde percentuais de comissão para vendedor, até de impostos, de previsão de descontos para o cliente, bem como de taxas do cartão de crédito, frete… E não se esqueça do LUCRO que pretende ter e da verba para INVESTIMENTO na empresa. Para saber como ter mais lucro no seu negócio, assista esse vídeo.

Com isso, você vai garantir o crescimento do seu negócio através da verba para investimentos e a devida restituição do valor investido na empresa.

Bora para as continhas?!

Se a soma dos percentuais deram 55%, por exemplo, como ficará seu Markup:

Logo, a Taxa de Markup é 2,22.

Para cálculo do PREÇO INTERNO, você multiplica o Custo Variável Unitário pelo seu Markup mais % das Despesas Fixas.

Bora de exemplo para ficar melhor!

Vamos supor que estamos calculando o preço de uma BLUSA de uma LOJA DE ROUPAS.

Custos variáveis:

  • Valor de compra da peça R$ 10,00
  • Embalagem R$ 5,00
  • Etiqueta R$ 1,00

Uma peça custo variável de R$16,00 para a loja!

Despesas Fixas (em relação ao faturamento previsto)

Se a loja tem despesa fixa R$ 5.000 por mês para um faturamento previsto de 15.000 significa que as despesas fixas representam 33% do faturamento.

Assim, despesa fixa = 33%

Taxa de Markup

Supondo que:

  • Impostos sobre vendas – 10%
  • Comissão de vendedores – 2%
  • Taxas de Cartão de Crédito – 2% (imagine que se a taxa cobrada pela operadora de cartão é 4%, mas só metade das compras é em crédito, então no final o impacto é de 2%)
  • Verba para Reserva – 10% (para emergências ou para investir em expansão, que tal?!)
  • Lucro – 10%
  • Total de 34%

Faz essa continha: (100%/(100%-34%) = 1/(1-0,34) = 1/0,66 = 1,51

Taxa de Markup = 1,51

Preço de venda = Custos Variáveis x (Despesas Fixas % + Taxa de Markup%) = R$16 x (1,33 + 1,51) = R$16 x 2,84 = R$ 45,44

O Preço Interno da blusa é R$ 45,44. Não cobre menos que isso!

Esse é o preço de venda final? Ainda não! Agora sim, olhe para o mercado e analise o valor percebido pelo cliente.

Nessa análise, você pode se encontrar em 2 situações:

  1. Preço Interno MAIOR que Preço Mercado

Calma que tem solução! Provavelmente, a sua empresa tem processos ineficientes e não consegue ter um preço competitivo no mercado. Você tem duas possibilidades nesse caso:

  • Faça uma revisão detalhada dos seus gastos e da sua produtividade.
  • Agregue valor percebido pelo cliente e cobre um preço maior do que o seu concorrente cobra.
  1. Preço Interno MENOR que Preço Mercado

Ainda assim, você deve ser estratégico e:

  • Mantém o seu preço, com maior competitividade no mercado.
  • Ajusta ao valor de mercado e aumenta a sua lucratividade.

Colocando em prática esses passos, você saberá como definir o preço de venda de um produto. Quer mais dicas de gestão para manter as finanças do seu negócio em dia? Acesse também minha pagina no Youtube e confira alguns vídeos sobre o assunto!!!

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