Aprender como negociar com fornecedores é muito relevante para o seu negócio, empreendedora.

Normalmente, os fornecedores estão vinculados aos nossos custos variáveis, que giram em torno de 30% dos gastos do negócio.

É uma fatia muito grande, e, por este motivo, é necessário fazer uma boa gestão, para garantir bons resultados financeiros.

Além de qualidade dos produtos, é preciso conseguir uma negociação com o fornecedor que seja boa para ambos os lados.

Por isso, é importante sempre buscar novas oportunidades e possibilidades, junto, por exemplo, a outras empreendedoras.

Desse modo, é mais fácil encontrar soluções de fornecimento melhores para o seu negócio.

A importância de saber como negociar com fornecedores

A venda é o objetivo do seu negócio, mas tão importante quanto vender muito, é comprar bem. A negociação com fornecedores é, na realidade, um dos principais pilares para a gestão de uma empresa.

Decerto, conseguir bons preços na compra impacta diretamente no preço final para o consumidor.

Além disso, a negociação com fornecedores é um aspecto que tem tudo a ver com uma boa gestão de estoque. Ou seja, para conseguir boas condições de compra é necessário ter planejamento e um bom controle do estoque.

O fornecedor, além de fundamental para a política de preços, é também uma importante fonte de informações sobre o mercado.

Por isso, uma boa gestão de compras é essencial para o seu desempenho comercial. Além de impactar diretamente no preço final do produto e na competitividade do negócio, é decisiva para a eficiência operacional.

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O processo de negociação vai além de preços e condições

Especialmente quando o fornecedor é um distribuidor de produtos de alto giro, analisar alguns pontos é fundamental.

Em todos os casos, é preciso fazer uma análise do fornecedor, antes de iniciar um processo de negociação. Portanto, leve em consideração:

O histórico da empresa

Investigue e analise os feedbacks de outros parceiros com negócios com a empresa. Isso significa verificar, por exemplo, se ele cumpre os compromissos e prazos acertados.

Por outro lado, pesquise se existem reclamações de clientes na Internet, ou mesmo ações que ele possa estar enfrentando.

Isto é, utilize todas as ferramentas disponíveis para verificar e garantir a idoneidade desse fornecedor.

Melhores condições de entrega e de pagamento

A negociação deve contemplar aquilo que você precisa, mas deve levar em conta o que você pode concordar.

Para isso, é preciso ter clareza sobre a rotatividade do seu estoque, ou seja, manter uma boa gestão do estoque.

Além disso, deve estar alinhada com a disponibilidade financeira e com a sua capacidade de pagamento.

É importante que fique, até certo ponto, confortável e que possa ser cumprida. Para isso, você tem que ter uma projeção do seu fluxo de caixa, para ter segurança na hora da negociação.

Afinal, o seu poder de barganha está diretamente ligado à sua confiança e tranquilidade, em relação ao seu negócio.

Profissionalismo

O fornecedor pode ter bons preços e prazos, mas pode deixar a desejar quanto ao profissionalismo.

Não apenas na questão da estrutura da equipe, mas também na postura de negociação e conduta.

Só para ilustrar, verifique se ela responde rápido às suas solicitações. Em seguida, avalie o tipo de linguagem e termos dos contatos e, principalmente, a organização da empresa.

Não há como a sua empresa ser organizada e ter um bom desempenho, se depende de um fornecedor não confiável.

Em especial, confirme se ele cumpre os acordos. Isto é, se o fornecedor não cumprir o acordo nos micro e macro aspectos, mostra que você não pode confiar.

Capacidade de inovação

A empresa que procura melhorar seus produtos dá sinal de crescimento e maturidade na relação com os parceiros de negócios. 

Se ela faz pesquisa de qualidade junto aos clientes, por exemplo, demonstra que busca melhorar para quem já é parceiro.

Possuir uma cultura de inovação em novos materiais, novas tecnologias e novas possibilidades de gestão, é uma grande vantagem.

Porque tudo isso reflete no atendimento aos seus clientes e garante uma boa parceria.

Entretanto, todos esses aspectos podem ser trabalhados pela sua empresa, junto ao fornecedor.

Caso contrário, se ele for inflexível, é recomendável uma substituição, sob o risco de ficar refém de um fornecedor ultrapassado.

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Parceria e facilidade de negociação

Verifique se o fornecedor é maleável e está disposto a ceder em alguns casos, para tornar mais forte a parceria.

Apesar de que, nem sempre uma negociação fácil é uma negociação boa.

Antes de mais nada, uma boa negociação é feita baseada no jogo do ganha-ganha. Ou seja, deve existir flexibilidade de ambas as partes, de modo que todos fiquem satisfeitos.

Acima de tudo, um fornecedor que foi parceiro nos momentos de crise, possivelmente continuará sendo, durante a evolução do negócio.

Como construir um relacionamento com o fornecedor

Saber como negociar com fornecedores envolve conhecer bem a empresa de fornecimento e encontrar o melhor cenário de negociação.

É importante não criar um clima de disputa com o fornecedor, pois isso afeta a relação e compromete a credibilidade.

Por outro lado, tenha controle sobre as necessidades da sua empresa antes do início das negociações.

Determine quais são os melhores preços e prazos para sua empresa e estabeleça o seu limite.

Pense no que é imprescindível manter e no que pode ceder, para fechar um acordo.

Tenha algumas opções pré-estabelecidas, para evitar decisões motivadas pelas emoções do momento.

Fortaleça, enfim, os laços com seus fornecedores para garantir preços e condições melhores, a longo prazo.

Por fim, aja com segurança e profissionalismo, cumpra seus compromissos e construa um bom relacionamento com seus fornecedores.

Tenha na manga um Plano B de como negociar com fornecedores

Seu planejamento deve incluir outras alternativas e estratégias, ou seja, um plano B de negociação.

Mesmo quando a proposta inicial parece ideal, as negociações podem tomar uma direção diferente da planejada.

Contudo, não somente a negociação pode mudar, como também os parceiros de negócio.

Portanto, faça um mapeamento de fornecedores e, se não der certo com um, busque o próximo da lista. Você evita, com isso, ficar refém de uma única empresa.

Enfim, saber como negociar com fornecedores é uma grande arma de gestão.

Além de conseguir melhores preços e prazos, uma boa relação com fornecedores traz autoridade e credibilidade ao seu negócio. 

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