Embora o futuro da economia seja incerto, neste período que estamos atravessando, é essencial construir o planejamento de 2022.

É a única maneira possível de nos prepararmos para contornar as situações adversas que, porventura, atingirão o mercado.

Afinal, o final de 2021 se aproxima e o próximo ano abre um novo ciclo. Por isso, devemos fazer um balanço do período que passou, repensar nossas metas e planejar ações para alcançá-las.

Planejamento estratégico para 2022

 

Embora o futuro da economia seja incerto, neste período que estamos atravessando, é essencial construir o planejamento de 2022.

É a única maneira possível de nos prepararmos para contornar as situações adversas que, porventura, atingirão o mercado.

Afinal, o final de 2021 se aproxima e o próximo ano abre um novo ciclo. Por isso, devemos fazer um balanço do período que passou, repensar nossas metas e planejar ações para alcançá-las.

Planejamento estratégico para 2022

O que realmente podemos esperar da política e da economia em 2022? Além da instabilidade gerada pela pandemia, na qual as crises vêm como ondas, o Brasil terá eleições presidenciais em 2022. 

Portanto, o cenário é preocupante, com baixo crescimento do PIB, elevadas taxas de desemprego e altos índices de inflação.

Por isso, é importante definir o planejamento estratégico para 2022, como medida preventiva em relação à previsão de riscos.

De fato, as incertezas econômicas e políticas, em função da crise sanitária, mostram a importância do planejamento para as empresas. 

5 pontos essenciais para o planejamento de 2022

Planejamento é, em resumo, definir, preparar, organizar e estruturar um plano de metas para a empresa, em um determinado período.

Por outro lado, metas são objetivos com prazo, data e hora para serem realizados. Ou seja, definir metas é tornar tangíveis os sonhos e possível a execução do planejamento.

Contudo, a dificuldade maior é de como definir metas que motivem e não sufoquem.

Na verdade, metas possíveis são aquelas nas quais somos específicas, de tal modo que nossos cérebros as entendam.

Da mesma maneira, para que possam ser cumpridas, elas precisam ser mensuradas numericamente.

Isto é, as metas devem ser divididas em períodos determinados, para que sejam acompanhadas e terem seus resultados medidos.

Além disso, o alcance das micro metas definidas dentro da meta maior deve ser sempre comemorado.

Você, empreendedora, deve, até mesmo, se recompensar por isso, porque gera muito mais motivação para seguir o caminho idealizado.

1- Aprenda com 2021 antes de começar o planejamento de 2022

Faça um diagnóstico realista da situação da empresa, durante e no final do ano de 2021.

É fundamental fazer um bom levantamento, interno e externo, para entender a saúde da empresa.

Portanto, internamente, verifique quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de mercado percebidas no ano que está terminando.

Levante, dessa maneira, o máximo possível de informações reais e verifique os pontos que precisam ser melhorados.

Em relação ao ambiente externo, analise os impactos da crise sobre o ambiente em que a empresa está inserida.

Além disso, estude o comportamento do seu consumidor, suas dificuldades e seus níveis de satisfação e lealdade.

A partir daí, tente enxergar com mais clareza quais são os cenários previstos para o próximo ano.

Logo, comece a pensar nas possíveis soluções para problemas que possam surgir durante a caminhada.

Leia também:

9 motivos porque o planejamento empresarial não dá certo

Como uma empresa pode crescer na crise?

Como fazer um planejamento financeiro eficiente

2- Analise projetos de 2021 não finalizados

Para uma redefinição dos objetivos estratégicos para 2022, é preciso confrontar aqueles projetos que não foram finalizados.

Este é, inclusive, um dos pontos mais importantes, já que as estratégias devem ser renovadas, para iniciar um novo ciclo.

Feito isso, analise alguns aspectos sobre o ano de 2021:

  • Por que os projetos identificados não foram completados?
  • Dentre os projetos não finalizados, qual era o maior e mais importante?
  • Qual foi a maior lição aprendida em relação a isto?
  • Quais foram os maiores desafios do ano?
  • Por outro lado, qual foi o maior triunfo da sua empresa em 2021?
  • Que decisão tomada em 2021 teve um retorno mais positivo?
  • Qual foi o projeto que mais deu certo no ano que passou?
  • Que parcerias foram mais importantes em 2021?

Com base no que foi vivenciado na passagem de 2020 para 2021, reveja os objetivos traçados que não foram alcançados.

Assim, construa um planejamento estratégico para 2022 com diferentes cenários, contando sempre com um plano B.

3- Crie novos projetos e os insira no planejamento de 2022

A partir da análise de 2021, dos erros e acertos, é hora de criar novos projetos, metas e objetivos.

Ou seja, a partir desse checkup, a empreendedora reconhece os problemas e pode desenvolver soluções criativas para a empresa.

Para tanto, observe quais são os principais desafios enfrentados pela empresa, como, por exemplo: 

  • Gestão e controle;
  • Concorrência; 
  • Engajamento da equipe;
  • Divulgação da marca;
  • Qualidade dos serviços e/ou produtos.

Empreendedorismo e inovação andam juntos e ajudam a criar novas oportunidades para o crescimento e sucesso da empresa. Para tanto:

Observe a concorrência

Preste atenção às iniciativas dos seus concorrentes, buscando exemplos de sucesso, e aplique o aprendizado nas suas ações. 

preço perfeito elisa rocha

Alinhe os objetivos da empresa

Defina suas metas e seus objetivos e, em seguida, alinhe com as suas expectativas e de seus colaboradores. Afinal, para chegar a algum lugar, é preciso saber que lugar é esse.

Busque inspiração

Esteja atenta aos conteúdos relevantes para o seu segmento, leia artigos, converse com as pessoas e acompanhe seus clientes.

De repente, um conteúdo pode, inclusive, acender aquele insight que você precisa para promover a inovação no seu negócio. 

Foque no seu cliente

As soluções em produtos e serviços da sua empresa devem atender às necessidades do seu cliente.

Isso é, seja inovadora para eles, conheça os seus problemas e desejos e faça diferença nas suas vidas. 

Reforce a sua equipe

Ajude sua equipe a adquirir novas habilidades e incentive a busca pelo conhecimento e pela informação.

Assim, seus colaboradores se tornarão cocriadores de novos e inovadores projetos que darão um “up” à sua empresa.

4- Defina prazos (mês a mês) do seu planejamento de 2022

Seja realista ao montar seu plano de ação, de tal forma que ele seja factível.  Com certeza, o plano de ação é a ferramenta que irá viabilizar a conquista das suas metas e objetivos.

Entretanto, ele deve estar baseado em um cronograma possível, e estar de acordo com as prioridades da empresa.

O primeiro passo é identificar os recursos disponíveis, as melhorias possíveis, as ações necessárias e os prazos adequados.

Além disso, você deve lembrar que, ao longo do processo, outras demandas podem surgir, exigindo ação rápida e novas estratégias.

Assim, eleja a flexibilidade como destaque dentro do seu planejamento.

Portanto, tenha objetivos possíveis e mensure sempre. Defina metas maiores e quebre em metas menores, com prazos definidos, usando indicadores para acompanhar seu desempenho.

Por exemplo, se uma das metas é conquistar um determinado faturamento, você deve acompanhar esse faturamento ao longo dos meses.

5- Encontre os “porquês” e “comos” desses projetos

Em função do cenário esperado para o próximo ano, surgirão muitas dúvidas e incertezas no dia a dia das empresas.

Por isso, o planejamento de 2022 é essencial para conviver com o novo contexto econômico e político.

Contudo, quando as metas estão bem claras e alinhadas com os objetivos da empresa, as coisas se tornam mais fluidas.

Dessa maneira, fundamente suas escolhas e projetos em justificativas pertinentes e realistas. Sobretudo, ordene os passos que deverão ser dados para atingir as metas definidas.

Porém, antes de colocar tudo em prática, escolha as melhores métricas para acompanhar o seu desempenho.

Ou seja, detalhe os indicadores que serão importantes para monitorar o seu negócio.

Em resumo, 2021 está acabando e este é o momento ideal para desenvolver um bom planejamento. Você já começou o seu?

Então, vamos lá! Acompanhe nossos conteúdos em podcast e agregue valor ao seu planejamento de 2022.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais em:Planejamento