preço de venda do produto

A gestão financeira é uma área de aplicação prática e saber como ela funciona é essencial para você alcançar os resultados esperados no seu empreendimento. E um dos fatores que deve ser avaliado nesse processo é o preço de venda do produto.

Compreender como ele é calculado bem como os conceitos envolvidos fará com que seu negócio esteja mais bem preparado para obter lucro. E não pense que esse conhecimento se aplica somente a donos de negócios.

Profissionais liberais, autônomos, bem como empreendedores, o departamento financeiro, estudantes ou qualquer pessoa que queira garantir uma gestão financeira eficiente do seu negócio precisa entender bem esse assunto.

É necessário ter controle de gastos e de receitas de forma objetiva para ter sucesso. Nenhuma empresa sobrevive sem uma gestão financeira eficiente para evitar crises ou diminuir seus impactos.

Por isso, neste post eu vou te explicar em detalhes como precificar seu produto de forma correta para cobrir as despesas e garantir o faturamento desejado.

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Por que definir o preço de venda do produto é importante?

A dificuldade em precificar os produtos geralmente é o que mais causa problemas de caixa nas empresas. E para quem está começando, é normal surgirem inseguranças quanto ao preço de venda do produto.

Mas, saiba que é possível ter uma gestão eficiente se você se dedicar também a esse quesito do empreendimento.

Normalmente, se você está iniciando um negócio, então é provável que se baseie no momento atual. E que, ao longo do tempo, vá reajustando o seu negócio conforme a sua necessidade. Contudo, esse processo é feito, na maioria das vezes, sem um planejamento financeiro.

Por exemplo, quando alguém não sabe quais são os custos variáveis do negócio. Em regra, se o valor do faturamento não cobre os gastos, alguém terá que arcar com essa lacuna. Seja por meio de empréstimo no banco, salários de funcionário ou então através do pagamento de fornecedores.

A gestão financeira, por outro lado, visa garantir o lucro e o reinvestimento constante. Portanto, como o dinheiro provém da venda de cada produto, cada item vendido contribui com uma parcela para o faturamento. O que se espera é que a empresa tenha saúde financeira e a precificação é essencial nesse processo.

Se uma empresa vende um produto cujo preço está abaixo das despesas e dos custos envolvidos, quanto mais vendas, maior o prejuízo! E dificilmente o caixa da empresa ficará no azul.

Do mesmo modo, se o preço de venda do produto está muito acima do ideal, o produto é lucrativo, mas não vende. Nesse caso, deve-se fazer uma análise de concorrência e uma avaliação de como agregar valor ao produto.

Entenda que Produto é diferente de Serviço

Definir o preço de venda do produto envolve critérios diferentes em relação a precificação de serviços. Inclusive, existem diversas especificações bem como características de cada um deles que precisam ser analisados de maneira distinta.

O consumidor pode trocar um produto, porém, o mesmo não acontece com o serviço. Além disso, há diferenças quanto à escalabilidade. O produto é escalável, ou seja, você pode vender um caderno ou mil cadernos com praticamente os mesmos custos, enquanto para o serviço não funciona dessa maneira.

O produto tem limitação de estoque. Já o serviço tem limitação de capacidade produtiva. Ainda, o produto tem receita unitária, enquanto o serviço pode ter uma receita pontual, como no caso de uma consultoria, ou recorrente, como é o caso das sessões de um psicólogo.

Outra diferença é que com o produto o consumidor adquire a posse da compra. E, com o serviço, a posse é obtida no final da entrega. O relacionamento também cessa com a compra do produto, ao passo que no serviço o relacionamento pode ser mais longo.

Percebe a infinidade de diferenças que existe entre um e outro? Na precificação de um produto também há métricas específicas como, por exemplo, o volume de faturamento. Já nos serviços têm limitação produtiva.

Portanto, para calcular o preço de um produto, é preciso saber o valor mínimo necessário para garantir o pagamento de todas as contas, até mesmo para que você tenha um faturamento positivo e dinheiro para reinvestir no seu negócio.

Como definir o preço de venda do produto

preço de venda do produto

Cred.: Negócio vetor criado por sel2ro – br.freepik.com

No processo para definir o preço de venda do produto, é preciso que você compreenda o significado de determinados conceitos, sendo que os principais são os custos variáveis, despesas fixas e markup.

· Custos variáveis

Os custos variáveis são os custos que variam de acordo com a receita. Se há muitas vendas, o custo variável aumenta. Se há poucas vendas, esse custo diminui.

E o custo da mercadoria vendida (CMV) para comércio em geral inclui matérias-primas, embalagens, rótulo, sacolinha, etiqueta, etc. É diferente para o caso de restaurantes e serviços, quando se utiliza a ficha técnica com os ingredientes e insumos que compõe o prato a ser vendido.

· Despesas fixas

As despesas fixas são aquelas que incluem valores fixos, predefinidos e mensais, como folha de pagamento dos funcionários, contas de manutenção, impostos e outros encargos que fazem parte do negócio. Ou seja, independentemente de haver ou não vendas, esses custos existem. E você deve arcar com eles. Para a precificação, deve-se considerar o pesa das despesas fixas no faturamento com a seguinte fórmula:

% despesas fixas = total da despesa fixa média mensal (em R$) / faturamento médio mensal (em R$)

· Markup

O markup é uma taxa percentual que não existe de maneira isolada. Ou seja, é preciso analisar o peso de cada despesa fixa que você possui.

Tudo o que é percentual, como impostos, comissão de vendedor, taxa de cartão, frete, desconto para cliente, deve ser considerado nessa etapa da precificação.

Markup = 100%/ (100%-todos os % acima – %despesas fixa)

Calculando o preço de venda do produto

Sabendo qual é o faturamento, os custos variáveis, as despesas fixas e o markup do seu negócio, é possível calcular o preço de qualquer produto em qualquer cenário. Para isso, você pode usar uma planilha para a simulação do preço de vendas. É uma planilha simples e com poucos dados,  precisos e objetivos.

A fórmula para saber qual é o preço de venda do produto é a seguinte:

Preço de venda = custo variável x markup

Com essa fórmula você consegue obter o preço ideal de venda do seu produto. Em seguida, é só comparar o preço inicial com o preço resultante da fórmula e verificar o desvio, para fazer ajustes de preço ou de estratégias.

A gestão financeira da empresa deve, portanto, saber como calcular o preço do produto para conseguir os resultados almejados. Você não pode precificar seu produto aleatoriamente. Sua definição envolve um processo que permite um melhor controle de dados, bem como o alcance do faturamento esperado e o pagamento de todas as contas, sem perder a capacidade de reinvestimento.

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