Os mitos e verdades sobre liderança distorcem, muitas vezes, a compreensão sobre o que é ser um bom líder. Contudo, sob um ambiente mundial instável, imprevisível e em transformações aceleradas, as empresas necessitam, mais do que nunca, de lideranças.
Por isso, algumas das características mais desejadas, atualmente, em um líder são a versatilidade e a capacidade de aprendizagem constante.
Entretanto, compreender a necessidade de aprender novas competências e habilidades requer a libertação dos mitos incorporados em nossa cultura.
Isso significa a revisão dos conceitos sobre liderança, tanto por empreendedoras quanto por suas equipes.
Mitos e verdades sobre liderança: 5 grandes crenças equivocadas
Muitos dos enganos relativos à liderança provêm de modelos ultrapassados de gestão, que não se encaixam mais na nossa realidade.
Portanto, há uma necessidade urgente de superar esses mitos, que empobrecem a forma de pensar sobre liderança. Conheça os cinco mais relevantes:
Mito #1
A liderança é um dom que vem do berço
Não há nenhuma evidência que comprove a tese de que o líder nasce pronto. Todos podem ser líderes e qualquer pessoa pode aprender a ser um líder.
O que faz a diferença é a determinação em liderar, ou seja, de trabalhar duro sobre a aquisição de habilidades.
A liderança pode, com certeza, ser desenvolvida em qualquer pessoa que queira aprender a ser líder.
Por outro lado, acreditar na crença acerca da liderança inata conduz a inúmeros erros na montagem de equipes nas empresas.
Mito #2
Liderança e carisma devem andar juntos
A crença nessa limitação provoca grandes erros, pois inúmeros líderes impopulares conseguem realizações extraordinárias.
Na verdade, um bom líder é aquele que dá o exemplo e não o que tem carisma ou é querido.
Liderança não é sinônimo de carisma, de extroversão ou simpatia. Estas características podem até ser facilitadoras, mas a ausência delas não impede o exercício da liderança.
Um bom líder precisa, principalmente, ter conteúdo, saber construir equipes e ter coragem para tomar decisões difíceis.
Acima de tudo, um líder deve saber se cercar de profissionais que complementam e fazem funcionar a engrenagem do negócio.
Assim, pessoas tímidas, introvertidas ou muito sérias podem, sim, ser líderes eficazes, se souberem compor um mosaico humano produtivo.
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Mito #3
Uma boa liderança forma seguidores
Na verdade, um bom líder é aquele que inspira os outros a alcançar grandes objetivos. Ou seja, ele forma outros líderes e não apenas seguidores.
A liderança competente agrega em torno de si, ao contrário daqueles que querem ver as pessoas apenas seguindo seus passos.
Líderes reconhecem a necessidade de incentivar a liderança em todos os níveis, não apenas no topo das organizações.
Afinal, a competência também é reconhecida na capacidade de garantir substitutos e sucessores, em casos de ascensão ou afastamento.
Mito #4
A liderança vem com o cargo
Esse é o pior engano de todos, pois liderança não é sinônimo de cargo e nem de posição social.
Por outro lado, nunca deve ser exercida por pressão, para que os liderados pensem e encontrem soluções diferentes e criativas.
Além disso, o bom líder é aquele que sabe tirar o melhor de cada um, que permite às pessoas executarem.
Dessa maneira, quanto mais ele delegar as decisões do dia a dia, melhor. Mais do que isso, o líder deve estar preocupado com o futuro e a carreira dos funcionários sob sua liderança.
Mito # 5
Existe um modelo ideal de liderança
Esse é um conceito simplista e limitante, pois leva ao exagero de transformar as pessoas em algo que não são.
O perfil ideal do líder consiste na capacidade de potencializar suas qualidades, bem como aprender a lidar com situações adversas.
Nunca a ação do líder deveria se limitar a escolher entre o foco nas pessoas e o foco nas tarefas.
Assim como o modelo não deve se ajustar apenas a um estilo, seja participativo ou centralizador, pois existem muitas variáveis.
Liderar em época de crise e pressão, por exemplo, é muito diferente de liderar em situações normais.
Portanto, cada situação vai definir as características e habilidades que são ideais para o sucesso da liderança, naquele momento específico.
Revendo os mitos e verdades sobre liderança
Ao mesmo tempo em que eliminamos os mitos sobre a liderança, percebemos a importância da consciência exigida de um líder.
Assim, ao assumir uma liderança, sua prioridade passa a ser incentivar a transformação nos membros de sua equipe.
O objetivo de um bom líder é fazer com que as pessoas se tornem melhores. Ao invés de delegar tarefas complexas somente para os elementos mais competentes, o líder deve ajudar a desenvolver talentos.
Por último, uma definição bastante conhecida e verdadeira é a de que um líder deve primeiramente liderar a si mesmo.
Por isso, o autoconhecimento é muito importante para quem quer ser um líder de sucesso. Esse é o grande desafio.
A grande verdade sobre liderança
Acima de qualquer coisa, a liderança é reflexo do esforço na aquisição de habilidades e competências.
Mais do que ter alguma virtude herdada, o bom líder é uma pessoa esforçada, organizada e responsável.
Afinal, o líder tem atribuições como coordenar equipes e motivar pessoas, tornando mais produtiva e gratificante a execução do trabalho.
De fato, ele é o personagem crucial para o bom desenvolvimento das atividades dentro do seu escopo na organização.
Além de conhecimento, é fonte de incentivo, inspiração, coragem, força de vontade, suporte e apoio aos profissionais de sua equipe.
Liderança é uma capacidade adquirida para movimentar negócios e promover melhorias em produtividade, rendimento e rentabilidade das equipes e empresas.
Ser um líder é, dessa maneira, conhecer o mercado e estar voltado à gestão de pessoas, projetos, meios e recursos.
Mitos e verdades sobre liderança: o verdadeiro perfil do líder
O líder, para a empresa, é elemento que desenvolve estratégias, amplia o progresso e promove o sucesso das realizações.
Por outro lado, para a equipe, é mais do que ser um coordenador, é um criador de horizontes.
Mais do que desenvolver um perfil empreendedor e sustentável, o líder trabalha os pontos fracos e fortes de uma equipe.
Dessa maneira, com competência e assertividade, garante o máximo de produtividade de cada colaborador, contribuindo com o crescimento do negócio.
Seu compromisso e responsabilidade passam a exercer grande influência sobre os liderados, somando forças em prol do interesse de todos.
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