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Toda empreendedora sabe que é necessário valorizar o capital humano, para que produtos ou serviços mantenham a qualidade. Mas, aquelas que têm visão conseguem perceber também que é possível aumentar a lucratividade da empresa, envolvendo a equipe.

Os gastos com uma boa gestão de pessoas são, na verdade, investimentos, pois o retorno certamente será satisfatório.

Por isso, conheça agora as principais medidas a serem tomadas tanto para motivar, quanto para reverter uma equipe desanimada.

Inclua uma cultura de feedback em seu planejamento estratégico

Feedback é uma ferramenta que cria oportunidades para que uma pessoa possa aprender, se desenvolver e melhorar dentro da equipe.

Afinal, é preciso mostrar de que forma o trabalho deveria ser feito, e de que forma o trabalhador não correspondeu.

Sem dúvida, além da remuneração, uma das funções sociais de um emprego é desenvolver as pessoas.

Portanto, para gerar resultados e contribuir para o desenvolvimento das competências, a empresa precisa trabalhar com uma cultura de feedback.

Dessa maneira, a empreendedora avalia a performance do colaborador, mostrando e orientando sobre o que pode ser melhorado.

Após a avaliação de desempenho e o feedback, entretanto, é recomendável que exista um sistema de recompensa.

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Defina metas com clareza para aumentar a lucratividade

A motivação para seguir em frente depende da expectativa de onde se quer chegar. Quando se conhece a meta a ser alcançada, é possível encontrar soluções para atingi-la.

Dependendo do perfil do colaborador, ele pode alcançar o objetivo, que é o mínimo, e até superá-lo.

As metas podem ser individuais, como o faturamento mensal por vendedor, ou coletivas, como, por exemplo, a lucratividade mensal do negócio.

Mas existem algumas que são individuais e coletivas. Assim, em uma pesquisa de satisfação que avalia a experiência do cliente com a empresa, todos estão envolvidos.

Entretanto, a pesquisa pode ter módulos por etapas do processo de vendas, como atendimento, preço, negociação ou fechamento da transação, que são individuais.

Além disso, podem existir degraus na definição das metas. Desse modo, podem ser criados percentuais de comissão baseadas em sub metas de faturamento.

Logo, é possível dar mais motivação àqueles membros da equipe que buscam a superação.

Atenção: bonificação não é o mesmo que comissão

As bonificações também são bastante motivadoras, mas são diferentes das comissões, porque são extras.

A bonificação é concedida em momentos específicos, ou seja, é pontual. Ela pode ser oferecida em função dos resultados em campanhas eventuais, como Dia das Mães ou Natal, por exemplo.

Mesmo assim, a bonificação pode estar relacionada ao feedback. Ao alcançar as metas, um membro da equipe pode receber algum bônus, premiação, ou um reconhecimento público diante dos colegas.

Esse tipo de política, além de envolver a equipe no aumento de lucratividade, ajuda na retenção de talentos.

Isso significa que, se há chances reais de reconhecimento do esforço, a equipe se sente motivada a permanecer na empresa.

Promova eventos de socialização e engaje a equipe no aumento de lucratividade

De tempos em tempos, organize confraternizações. Realize eventos, reuniões ou happy hours, para que a equipe se conheça melhor e se relacione de forma mais humanizada.

As confraternizações corporativas melhoram a relação da dona do negócio com seus colaboradores e, inclusive, promovem um ambiente mais descontraído.

Portanto, melhoram a cultura organizacional e a produtividade dos funcionários, de forma simples e agradável.

Por outro lado, é uma estratégia inteligente para fortalecer a imagem que se tem da organização, além do fator motivacional.

Dessa maneira, a empresa mostra que valoriza seus funcionários e deseja promover uma relação saudável entre os membros da equipe.

Ações dessa natureza fortalecem o engajamento e aumentam as energias, que retornam para a empresa, em forma de produtividade.

Faça reuniões produtivas: é bom até para a redução de custos

Entenda que as reuniões da empresa não são para acompanhamento de desempenho, nem para julgamentos ou cobranças.

Tudo isso, aliás, pode ser feito no cotidiano, com outras ferramentas.

Acima de tudo, as reuniões um a um, individuais, geram conexão entre funcionário e liderança.

Com efeito, motivam a colaboração e estimulam um feedback do colaborador em relação à empresa.

Pode ser que aconteçam muitos insights relevantes, como resultado. Afinal, essas pessoas vivem o dia a dia da empresa, conhecendo os processos, atendendo clientes e enfrentando os desafios.

Promova a distribuição dos resultados de acordo com a margem de lucro

Apesar de não ser a principal forma de motivação, a distribuição de lucros é um meio de reconhecimento aos funcionários.

As metas, os indicadores e métricas, ao serem atingidos, possibilitam que a empresa compartilhe essa conquista com os colaboradores.

Além da PLR, que é a participação nos lucros e resultados, pode ser oferecida outra forma de bonificação. Isso significa conceder folgas extras, patrocinar viagens ou dar presentes.

Contudo, é importante analisar o que é relevante para o funcionário, e não para a empreendedora ou a empresa.

Ao contrário do que se imagina, até mesmo em pequenas empresas, a divisão das receitas pode trazer um ótimo retorno.

Quando essa política está incorporada ao negócio, fica estabelecida uma cultura positiva de resultados contínuos.

Aumente a produtividade com um maior comprometimento da equipe

Uma estratégia com foco no alcance de metas pode aumentar a produtividade, pelo engajamento da equipe.

Para isso, é necessário um planejamento bem traçado e um acompanhamento efetivo dos resultados.

É preciso verificar se as ações estão colaborando com o desenvolvimento individual de cada colaborador, assim como da empresa.

Com a criação de metas inteligentes, a empresa garante maior motivação aos funcionários.

Com isso, há um melhor aproveitamento do tempo passado na organização e consequentemente, lucros mais consideráveis.

Entretanto, deve-se estar atento ao alinhamento das atividades, ao programa de reconhecimento e à eficiência da comunicação interna.

Benefícios além do engajamento da equipe no aumento de lucratividade

Assim como é benéfica para a conquista de maiores lucros, uma boa gestão de pessoas também diminui as demissões.

Isto é, menos desgaste e mais economia com pagamento de direitos rescisórios e treinamentos de novos funcionários, para a empresa.

Não apenas evita perdas, como também preserva a imagem da empresa empregadora e ajuda a atrair talentos.

Outro efeito colateral de manter uma equipe engajada e motivada é o aumento na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Isso é percebido não só na qualidade do produto final, como também na ausência de erros e de problemas operacionais.

Por tudo isso, a empreendedora deve buscar alinhar desempenho e metas claras dentro de sua equipe.

Desse modo, consegue o equilíbrio necessário para que as tarefas sejam executadas com qualidade e que a lucratividade cresça.

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