Alinhar a rotinas operacionais com a gestão financeira eficiente é o desejo de qualquer empreendedor. Isso porque rotinas e processos são a base para que a gestão financeira possa ser confiável e, finalmente, estratégica.
Mas, como deve ser a rotina do departamento financeiro da minha empresa? Neste post preparei algumas dicas para a implementação de uma rotina eficaz dentro do seu departamento financeiro.
Antes de qualquer coisa, é preciso que entenda sobre o funcionamento do departamento financeiro, bem como sua importância dentro da empresa.
Conhecendo o departamento financeiro para uma gestão financeira eficiente
Trabalhar no departamento financeiro de qualquer instituição requer do profissional responsabilidade assim como cuidado com dados e informações, além de um dia a dia organizado.
Seja o seu negócio uma “eupresa” ou uma empresa que tenha um departamento financeiro, as bases para uma gestão financeira eficiente são as mesmas. O que muda é o volume de atividades dentro de cada processo.
As empresas de menor porte, conhecidas como MEIs (Micro Empreendedor Individual) e PMEs (Pequenas e Médias Empresas), representam 93% dos estabelecimentos no Brasil, segundo pesquisa do “Empresômetro”. Porém, segundo estatísticas do IBGE e na contramão do crescimento empreendedor, 80% das micro bem como pequenas empresas simplesmente desaparecem antes de completarem 1 ano. Ainda segundo o Instituto, em torno de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos. Período no qual deveriam estar ganhando sustentabilidade e escalabilidade.
Por representarem parcela significativa dos negócios atualmente em nosso país, vou tratar aqui de rotinas necessárias para uma gestão financeira eficiente em empresas de pequeno porte.
Leia também:
Nessas empresas, o dono/proprietário do negócio é o próprio gestor financeiro ou, no máximo, ele conta com uma ou duas pessoas a mais nessa gestão.
E, para que o gestor tenha dados para isso, alguns processos são básicos na rotina do departamento financeiro. Vamos conhecê-los?
Processos básicos para uma gestão financeira eficiente
São doze os processos básicos da rotina do departamento financeiro:
1.Faturamento
Ao contrário do que muitos pensam, o faturamento não é igual ao lucro da empresa. O faturamento é o que você irá receber das vendas, seja de produtos ou de serviços.
2.Contas a Receber
Após vendido e faturado, você deve garantir que irá receber por isso! Nesse controle é possível controlar o que está previsto entrar no seu caixa de dinheiro e identificar quais são seus principais clientes e com qual regularidade fazem os pagamentos.
3.Contas a Pagar
Um bom controle das contas a pagar é indispensável para uma gestão financeira eficiente, uma vez que vai te auxiliar a priorizar os pagamentos e a não perder os prazos.
4.Cobrança e gestão da inadimplência
Uma vez que você consiga controlar todas as contas que precisa receber, vai poder gerir também os atrasos bem como fazer as devidas cobranças. Quando a dívida é identificada, o departamento financeiro fica responsável por contatar o cliente e negociar uma nova data para o pagamento.
5.Fluxo de Caixa (tesouraria)
O fluxo de caixa tem o objetivo de apurar assim como projetar o saldo disponível de forma que haja capital de giro para aplicação ou gastos eventuais. Ele permite uma visão mais ampla do presente e do futuro.
Veja como começar um controle financeiro do zero aqui!
6.Captação de recursos para uma gestão financeira eficiente
É o departamento financeiro que fica responsável por captar recursos bem como levantar capital para custear os projetos ou até mesmo o funcionamento da empresa.
7.Gestão de capital de giro
O capital de giro é a quantia necessária para dar continuidade ao funcionamento do seu negócio. Ou seja, ele está diretamente relacionado à saúde financeira da empresa.
Um exemplo dos benefícios que uma gestão financeira eficiente pode oferecer é que ela garante que você tenha dinheiro suficiente para manter os estoques assim como fazer os pagamentos necessários.
Além disso, a falta de capital de giro é uma das maiores causas de falência de empresas no Brasil. Veja mais sobre gestão de capital de giro nesse vídeo!
8.Administração dos resultados e indicadores para uma gestão financeira eficiente
A equipe do departamento financeiro administra tanto os resultados quanto os indicadores da empresa, identificando falhas, assim como os possíveis pontos de melhoria.
9.Relacionamento com Contabilidade
O departamento também é responsável por fazer o relacionamento com a Contabilidade, que lida com as atividades relacionadas ao patrimônio da empresa bem como vai calcular o lucro ou prejuízo da empresa.
10.Composição dos fundos e reservas
A composição dos fundos e reservas de um negócio é essencial para sanar situações de emergência ou questões mais pontuais. Veja mais sobre composição dos fundos e reservas nesse vídeo!
11.Planejamento e controle orçamentário para uma gestão financeira eficiente
O planejamento e controle orçamentário permite avaliar a realidade da empresa. Ou seja, é o orçamento que integra aspectos tanto financeiros quanto operacionais.
12.Estratégia de aplicações e investimentos
Um negócio também deve ter estratégia de aplicações, bem como de investimentos para maximizar a rentabilidade da empresa, de modo que a equipe do financeiro é encarregada de escolher as opções mais viáveis.
Tudo isso aliado aos três principais conceitos da gestão financeira, imprescindível para todo gestor: Fluxo de Caixa, Demonstrativo de Resultados e Balanço Patrimonial.
Agora que você já sabe como funciona a rotina do departamento financeiro, aproveite para baixar meu eBook e aprenda sobre a escadaria da gestão financeira!