plano de ação

Com a Pandemia, diversos empreendedores ficaram paralisados, e atualmente se encontram nadando contra a correnteza sem qualquer embasamento para direcionar suas ações e superar este cenário. Contudo, isso só acontece porque a maioria deles não possui um plano de ação para crise.

A verdade é que sempre houveram crises bem como outros fatores que geram dificuldades para o empreendedor.

Na realidade em que vivemos, 30% das empresas fecham as portas no primeiro ano. E 60% das empresas fecham em 5 anos. E os motivos são vários:

  • Falta de capital de giro (Saiba tudo sobre capital de giro aqui);
  • Dificuldade para obter lucro;
  • Gestão do fluxo de caixa, bem como preço de venda errado, entre outras coisas.

Se você é empreendedor, antes de qualquer coisa, precisa simular os cenários para avaliar se uma ação do planejamento vai ou não gerar resultados e, com isso, garantir o sucesso do seu empreendimento. E isso só é possível quando você elabora um plano de ação bem estruturado para colocar em prática em momentos de crise.

Continue lendo este post e descubra quais erros os empreendedores costumam cometer em situações de crise. Além disso, veja também como elaborar um plano de ação para crise e cenários difíceis como a Pandemia.

Pandemia – Quanto tempo vai durar a atual crise?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), serão necessários 5 anos para superar essa fase, uma vez que novas ondas do vírus vão surgir até haver uma cura definitiva.

Agora você já está mais preparado em comparação ao início. Mas, no começo da Pandemia, todos foram pegos de surpresa. 86% dos empreendedores não viram o dinheiro do empréstimo a taxas baixas conforme foi prometido. E há bancos que cobram 3% ao mês, que é uma taxa muito alta. Fique atento ao risco de se pegar empréstimos aqui.

Ou seja, o pequeno e médio empreendedor precisa tomar uma atitude ou consequentemente irá à falência.

Nesse momento de crise, a ciência esta fazendo a parte dela, o Governo vem tentando fazer a parte dele. Então, os empresários têm que fazer a parte deles também criando um  plano de ação para crise.

E quais são os empreendedores que estão na crise?

Basicamente, existem 3 grandes grupos de empreendedores que se encontram em situação de crise:

  • Aqueles para os quais faltou planejamento antes de abrir o negócio. (Veja como fazer a análise de viabilidade de um negócio);
  • Os empreendedores que não têm uma gestão empresarial;
  • Aqueles cujo comportamento não está adequado à realidade.

Além disso, existem outros fatores externos que afetam o negócio como o dólar, inflação, alteração de preço pelo fornecedor, bem como o cliente que se torna inadimplente. Estas são crises com que o empreendedor lida diariamente e é necessário ter reservas para se resguardar em tempos difíceis, além de ter um  plano de ação para crise.

O que donos de negócio estão fazendo ou deixando de fazer? [Erros Clássicos]

Geralmente, é comum que, em um cenário de crise, os gestores de um negócio adotem certos comportamentos. E muitos desses comportamentos, se não seguirem um planejamento adequado, podem acabar prejudicando ainda mais o negócio do que a própria crise em si. Dentre os erros clássicos mais comuns que ocorrem nesse tipo de situação estão:

  • Negação

Muitos empreendedores acham que não precisam fazer nada durante uma crise, pois essa fase ruim vai passar e, quando passar, tudo estará normal. Contudo, se você também está nessa fase de negação, saiba que no universo do empreendedorismo, nada volta ao que era depois de uma crise.

  • Tomar decisões sem analisar os riscos

Há também os empreendedores que procuram fazer algo para contornar a crise, mas acabam tomando atitudes impensadas, sem analisar os riscos. Por exemplo, quem pegou um empréstimo sem analisar se era algo viável para o caixa da empresa.

  • Não analisar o cenário futuro

Há também os que fizeram o planejamento, mas não analisaram o cenário pós-crise. Saiba tudo sobre planejamento financeiro aqui!

Para evitar todos esses erros, você deve pensar em um plano de ação para crise, que considere a sobrevivência imediata da empresa, bem como a sua reestruturação e reinvenção. Além disso, é preciso ter resiliência e clareza da situação.

Como estruturar seu plano de ação para em 3 passos

Agora que você sabe a importância de contar com um planejamento para situações de crise e também o que não fazer nesse tipo de situação, deve estar se perguntando como estruturar um bom plano de ação para o seu negócio, certo?

Pois bem, separei abaixo 3 passos simples que podem ajudar você a montar um planejamento bem estruturado e eficiente para a sua empresa. E o primeiro passo é:

1 –  Enxergar a situação atual

É como sua ida ao médico para cuidar da sua saúde e para tomar remédios. Um remédio que você toma pode desencadear outros problemas, então é preciso ter um diagnóstico global.

Na empresa, é necessário relacionar todas as áreas para enxergar os gargalos, pois só quando você enxerga o problema, é que consegue enxergar a possibilidade de melhoria. Depois, olhe para o fluxo de caixa e se questione:

  • Qual o impacto da crise na receita, bem como nas vendas?
  • Você sabe qual é o novo patamar de gastos do seu negócio?
  • Qual é a sobrevida hoje, ou qual é o seu nível de endividamento?

Quando a situação financeira não é boa, muitos recorrem as linhas de crédito, mas elas não são necessariamente a solução. Dependendo do caso, a avalanche de dívidas só aumentara cada vez mais.

Além disso, no seu plano de ação paracrise, você precisa verificar quais projetos precisa manter para sobrevivência do seu negócio, isso pensando no presente e não apenas no futuro.

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Projetos a curto e médio prazo como marketing, consultoria, capacitação precisam trazer retornos, inclusive financeiros, para serem mantidos. Outros projetos que não trazem retornos devem ser suspensos e você precisa de uma base de dados para tomar as decisões.

2 – Fazer plano de ação para crise de curto prazo

No planejamento a curto prazo é feita a simulação dos cenários. O planejamento leva em conta o horizonte de um ano para pequenas  empresas, pois toda a situação nesse mercado é muito dinâmica.

Imagine que você fosse começar do zero, como se tivesse começando o negócio agora.  Quais são os recursos necessários? Você deve investir em equipe grande ou deve eliminar fluxo de trabalho? Dar férias e reduzir equipes?

Qual será o cenário se reduzir a equipe? Menor produção, menos caixa? E se toda a equipe permanecer? Continua a produção, há aumento no caixa? Há resultados?

É preciso comparar cenários no plano de ação para crise, para ver o que é melhor para o negócio. Além disso, é preciso adequar os recursos a essa realidade, de modo a simplificar e focar no que importa.

Outra questão é que existem 3 cenários: o pessimista, o otimista e o realista. Em crises, o recomendado é enxergar o cenário pessimista, bem como simular a pior situação para não ter surpresas e correr atrás do cenário otimista.

3 – Executar 

Nesse ponto é preciso agir rapidamente. Quem estava se resguardado e tinha reservas se sairá melhor. A cada dia que passa se perde dinheiro, então é preciso ser veloz nas mudanças.

A concorrência vai aumentar, os concorrentes estão se preparando e haverá maior concorrência em função do desemprego.

Portanto, se você pensa em abrir um negócio durante um momento de crise, primeiro analise o fato de que é preciso ter um capital de giro com todas as incertezas existentes. Depois, verifique se as decisões têm impacto financeiro positivo e se trazem resultados.

Conclusão

Vimos até aqui como é importante ter um plano de ação para crise. Os grandes enganos de empreendedores é não fazer planejamento por achar que é muito complexo ou planejar e deixar na gaveta, em vez de pensar que é preciso sair do ponto A e ir para o ponto B. A análise é contínua e constante, principalmente em momentos de crise.

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