planejamento financeiro

Projetar o fluxo de caixa, simular possibilidades e cenários, assim como estabelecer metas e estruturar um plano de ação. Tudo isso só é possível através de um planejamento financeiro.

E para que isso seja feito da melhor forma possível, é fundamental que você esteja alinhado com o planejamento estratégico da empresa, de forma global mesmo.

Planejamento financeiro e estratégico – Qual a relação?

Antes do planejamento financeiro, é importante que você faça o estratégico. Afinal de contas, o primeiro é espelho do segundo, só que em números.

No planejamento estratégico são definidos os meios para execução de algo dentro da empresa. Já no planejamento financeiro são avaliados os recursos necessários para que esta execução possa ou não sair do papel.

Além disso, o seu planejamento vai ser base para todas as boas práticas da empresa no próximo ano. É ele que vai te nortear a tomar decisões mais eficazes bem como embasadas em números, além de permitir a análise de dados e resultados.

Planejar significa elaborar sequência de ações

Planejar significa elaborar etapas para alcançar um objetivo ou então meta específica. Ou seja, ao fazer o planejamento você cria um plano para sua empresa. Um caminho onde você pretende  construir e seguir para chegar aonde deseja.

São inúmeras as variáveis orçamentárias que podem ser alteradas causando impacto nos resultados planejados. Essas variáveis variam de acordo com o porte bem como nicho de cada empresa. Mas, o fato é que a análise e simulação de cenários é uma necessidade de qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atuação.

E como fazer esse planejamento financeiro?

planejamento financeiro

Cred.: Infográfico vetor criado por unitonevector – br.freepik.com

Aqui vamos relacionar o passo a passo para fazer o planejamento financeiro básico da sua empresa:

Comece observando o seu momento atual com clareza

Como a sua empresa está hoje? Qual o posicionamento dela no mercado? Além disso, quais são os seus diferenciais? E os riscos do negócio, são mais externos ou internos? Meu relacionamento com os fornecedores é bom? Quais são os meus indicadores?

Somente com essas informações em mãos é que você que vai conseguir fazer uma projeção coerente para o futuro. É essencial perceber os erros atuais bem como entender o que não está dando certo para traçar um plano de ação.

Coloque no papel o planejamento mensal de todos os seus gastos e investimentos

Depois dessa reflexão, é hora de colocar no papel o planejamento mensal de todos os seus gastos, fixos e variáveis, além dos investimentos.

Você quer investir em marketing? Abrir um novo espaço? Nesse momento, você precisa se planejar para alcançar seus objetivos.

Nessa etapa, você consegue enxergar o seu padrão de gastos bem como saber exatamente para onde vai o seu dinheiro. Com isso, definir cortes fica muito mais fácil, pois você saberá definir o que é essencial para o funcionamento e operação da sua empresa e o que precisa revisar. Veja Como Reduzir Custos Na Empresa nesse vídeo!

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Projete também um faturamento previsto para o seu ano

Reveja plano de vendas ou inclua novos canais. Pode ser o momento de reestruturar a equipe comercial e rever a precificação de um produto ou serviço, garantindo que esse preço, além de cobrir todas as despesas e possibilitar lucro, seja coerente com o que o mercado oferece.

É hora de analisar seu planejamento financeiro e simular cenários

Agora que você tem a projeção das receitas e dos gastos, é hora de analisar seu planejamento, simular cenários, que vão desde o otimista, passando pelo pessimista até o cenário ideal.

Hora também de verificar a possibilidade de otimizar seus resultados. Simular cenários é uma estratégia importante para qualquer empresa que deseja antecipar problemas e identificar com antecedência as oportunidades. Além do mais, é uma boa maneira de reforçar a tomada de decisão com informações coerentes e ações planejadas.

Tudo pronto? Não deixe de traçar um plano de ação e mãos à obra!

Envolva todos nessa tarefa e acompanhe e compare os resultados todos os meses. Afinal, não basta planejar e deixar o projeto na gaveta, tem que realizar! Verifique se está alcançando os objetivos almejados. Se não, por quê? Tenha clareza disso para atuar nas falhas e ajustar esse planejamento, se necessário.

revisão do planejamento financeiro precisa ser feita a partir de uma análise periódica dos números. Ou seja, é preciso comparar o que você previu e o que efetivamente realizou.

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