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Saber como aumentar o lucro de uma empresa deve ser o foco de qualquer empreendedor que deseja prosperar com o seu negócio. Afinal de contas, de nada adianta se dedicar ao extremo a um empreendimento que não dá resultado. E por que eu digo isso?

Basta fazer uma análise matemática bem simples e objetiva. Se você investir demais apenas em faturamento para um negócio que só gera prejuízo, o resultado será mais prejuízo. Inclusive, fiz um post falando sobre ponto de equilíbrio, que é um indicador importante que mostra essa razão de gastos e receitas para você ter uma base de quanto receitar para não ter prejuízo.

Mas, no geral, para você chegar em um resultado melhor e elevar o seu lucro, além do corte de custos e receita, você deve avaliar outros fatores, como o grau de alavancagem, por exemplo, que é um indicador que permite a análise de qual é o impacto final a partir da simulação de vários cenários diferentes, como:

  • Se aumentar a receita em 10%, qual será o impacto?
  • Compensa mais reduzir custos?
  • O que acontece se você aumentar o preço de venda?

Ou seja, essa análise te permite saber qual ou quais passos deve dar para alavancar sua empresa.

Continue lendo esse post e descubra a importância do lucro para o negócio, quais erros precisa evitar para não comprometer o seu lucro e o que fazer para alavancar sua margem de lucro.

Por que ter lucro é importante?

Muitos empreendedores se perguntam porque lucrar é algo importante. E a resposta para isso é bem simples e direta: o lucro é o que garante a continuidade das operações na sua empresa. Ter lucro é importante porque:

  • É ele quem mantém seu empreendimento de portas abertas, funcionando sem dívidas;
  • O lucro te permite gerenciar um negócio saudável e financeiramente estável;
  • Elimina o risco de você perder algum bem pessoal ou familiar para cobrir possíveis dívidas;
  • É o que te possibilita crescer como empreendedor.

Ou seja, o lucro é essencial para que você consiga empreender com planejamento, bem como mantendo a segurança, saúde e tranquilidade para o negócio.

Apesar disso, o que geralmente acontece são as empresas crescendo sem planejar o básico. Se você quer crescer e ampliar seu negócio, com franquias, por exemplo, só é possível se houver clareza dos resultados. Se não houver meta de lucratividade, dificilmente você conseguir ver novos horizontes para o empreendimento e poderá ver sua empresa afundar gradativamente.

Para que isso não aconteça e você tenha clareza sobre como aumentar o lucro do seu negócio, veja a seguir o que não deve fazer e quais ações é preciso implementar para alcançar melhores resultados.

Como aumentar o lucro – Erros que deve evitar

Basicamente, existem algumas ações que você enquanto empreendedor deve evitar para não prejudicar a lucratividade do seu negócio. E dentre os principais, estão:

1 – Não saber se a empresa dá lucro ou prejuízo

Esse passo é primordial, pois sem saber se o seu negócio é ou não rentável, não há como agir e nem como saber o que precisa ser corrigido.

Saiba Como calcular o Lucro aqui https://youtu.be/24CzsO0nLJE

2 – Vender mais acreditando terá mais lucro

O faturamento só serve para o ego. Ou seja, ele não importa para o resultado. Deve haver equilíbrio nas contas, para que não sejam negativas. O que você precisa acompanhar é o lucro, independentemente do aumento de vendas.

3 – Não saber onde atacar e atira por todos os lados

Isso indica falta de controle e de conhecimento de onde está o gargalo. Portanto, a análise de como aumentar o lucro deve ser objetiva e baseada em dados.

Como aumentar o lucro – Checklist de ações

Separei abaixo algumas ações que considero indispensáveis para o empreendedor que deseja aumentar o lucro do seu negócio. E a primeira delas é:

Aumente sua receita

Vender mais ou aumentar o volume de vendas, ou seja, quantidades maiores, não é a melhor estratégia, mas é uma possibilidade. Mas é preciso saber que, aumentando as vendas, aumentam-se os custos variáveis. Portanto, confira na sua planilha como esses dados estão correlacionados e tenha clareza se realmente haverá lucro a partir disso.

Veja também:

Verifique o preço de venda

Para saber como aumentar o lucro, você precisa identificar se o preço de venda paga seus impostos, taxa de cartão, comissão de vendedor, etc. Você precisa verificar se esse preço está certo para cobrir custos. Uma opção é avaliar a possibilidade de aumentar o ticket médio.

Outras questões que entram nessa análise são cross selling e upselling, além de política de vendas, como aumentar canais de vendas e leque de produtos e serviços. Outras alternativas são incrementar o portfólio de produtos e serviços, focar em serviços mais rentáveis e enxergar quais são as receitas recorrentes.

Reduza gastos

Esse item envolve redução de custos variáveis de itens que não afetam o resultado do negócio. Ter controle de estoque, enxergar gargalos e questões de produtividade se incluem nessa estratégia.

Diminua as despesas fixas

Levantar todas as despesas e negociar com os fornecedores, não apenas aluguel e contador, mas também possibilidades como gastos com telefone, internet, entre outros. A redução nesses gastos incrementa os lucros? Uma opção também é negociação de taxas bancárias e conversar com o gerente.

A avaliação dos benefícios deve ser pensada de forma a saber se o benefício gera satisfação, se a receita gerada cobre as receitas. Cada funcionário deve ser útil nesse aspecto de geração de receitas, porém dentro do time pode haver pessoas ociosas. E as pessoas ociosas não contribuem para seu objetivo.

Um erro é incluir outras pessoas na equipe sem saber se a necessidade de outra pessoa decorre de falhas de outra. Nesse caso, é recomendado reduzir a equipe.

Outros pontos são ter um programa de redução de custos, terceirização de atividades que não são as principais, como serviços de limpeza, por exemplo. Otimizar o uso dos recursos também é necessário para saber se o sistema agrega valor como um todo.

Além disso, menos reuniões ajudam na diminuição de despesas e as reuniões devem ser feitas apenas quando necessárias. Diminuir o espaço de trabalho é outro fator neste tópico, seja por compartilhamento de espaços, com enxugamento do aluguel como consequência.

Por fim, é preciso avaliar se compensa mais alugar ou comprar equipamentos e meios de transporte.

Redução e gestão de estoques

Fazer compras planejadas, com técnicas adequadas, como a de Pareto, bem como analisar dados como volume são medidas importantes na avaliação de estoques.  Você precisa saber “comprar bem”, ou seja, ter boas opções de compras com custos menores se quer entender  como aumentar o lucro.

Outra questão é desenvolver novos insumos. Quem compra precisa estar atento ao que pode ser substituído e sugerir alternativas. Além desses fatores, uma dica é “eleger um vilão”, alguém do financeiro ou então o presidente da empresa para avaliar custos e cobrar da equipe e dos fornecedores.

E para saber em qual destas ações você deve focar, basta que simule no controle financeiro bem como veja qual deles oferece o melhor resultado. Uma recomendação é começar pelo controle dos gastos e depois partir para a receita.

Dessa forma, você terá ferramentas para analisar a situação financeira da sua empresa e implementar mudanças com o objetivo de como aumentar o lucro.

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