OUÇA ESSE CONTEÚDO AQUI:

Vivemos um momento de desequilíbrio financeiro mundial, como resultado da grande crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19. Entretanto, em proporções menores, passamos frequentemente por pequenas e grandes crises em nossas vidas e na vida do nosso negócio.

Essas tribulações podem ser provocadas por abalos financeiros ou estarem vinculadas às adequações do próprio negócio. Porém, é possível passar por crises, sejam grandes ou pequenas, e se manter intacta. Principalmente para ser inspiração para sua família, para sua equipe e, mais do que tudo, se sentir segura nesses momentos.

Como passar por uma crise na empresa com boas práticas

Em relação às crises financeiras, seu negócio pode ser impactado, por exemplo, por um cliente que deixa ser adimplente. De fato, um cliente que é relevante para a empresa, quando deixa de pagar, pode desestruturar todo o fluxo de caixa.  

Além disso, ocorrências externas, dentro do seu mercado, podem afetar fortemente seu planejamento.  Só para exemplificar, aumentos nos valores de insumos e matérias primas podem, muitas vezes, ser altamente prejudiciais à sua empresa.

Contudo, mesmo em meio a uma pandemia mundial, com muitas empresas fechando e empreendedoras desistindo dos seus negócios, fique firme! Não se deixe abalar.  Siga essas 4 dicas valiosíssimas, que vão ajudar você nesse período, e acredite: é possível sobreviver a uma crise!

Dica #1:

Em momentos de crise, não se desespere!

 

desespero vai apenas cegar você e fazer com que tome decisões e atitudes extremamente precipitadas. Afinal, ações desesperadas nunca são estratégicas para a empresa.

Por isso é importante cuidar da sua saúde mental, antes de tudo, em momentos como esses. Não adiantam as melhores estratégias, se elas forem atropeladas pelo desespero.

LEIA TAMBÉM:

Checklist definitivo do negócio que dá lucro

4 segredos para não ter clientes inadimplentes

Guia para reinvestir no seu negócio de forma constante

Como saber quanto vale a minha empresa?

Para manter a sanidade, além de buscar ajuda, você deve ter clareza e aceitar que não tem controle sobre tudo. Com efeito, só é possível agir sobre aquilo que se tem controle. Por isso, não adianta tentar remar contra a maré. Assim, identifique o que está sob o seu controle e comece a agir sobre isso.

Dica #2:

Priorize a sua saúde mental para sair da crise financeira!

Sua empresa, sua família e sua equipe só estarão bem se você também estiver. Portanto, cuide-se e faça isso por você e por eles. Além disso, fuja de crenças negativas e que vão no mesmo fluxo de todos os negócios que não tem líderes bem posicionados.

Você é uma líder do seu negócio, da sua equipe e da sua família. Então, posicione-se dessa maneira e, se for preciso, procure ajuda quando não estiver conseguindo se colocar nesse lugar.

Dica #3:

Siga no caminho da excelência, mesmo quando precisar mudar seu modelo de negócio!

Excelência, afinal, é o que você sempre buscou como empreendedora. Logo, olhe tudo que está nas suas mãos e entenda o que pode ser feito dentro das possibilidades atuais. Avalie, dessa maneira, os recursos e as ferramentas que você tem hoje.

Além disso, busque também adequar a realidade da sua empresa. Você pode mudar tanto o modelo do negócio, quanto os canais de venda, ou o portfólio de produtos e serviços. Ainda pode, por exemplo, enxugar a sua estrutura.

Ou seja, enxergue o seu negócio como algo dinâmico e flexível, pois é assim que ele deve ser. Então, em momentos de crise, identifique como você pode moldá-lo para superar o momento.

Dica #4:

Mude o seu planejamento!

Flexibilidade e adaptação são palavras de ordem no empreendedorismo. Com certeza, seu antigo planejamento representava outro momento da sua empresa. Agora, ele não vão suprir as demandas e nem ajudar a apagar o incêndio, em meio à crise.

Dessa forma, planeje e execute o que for possível de ser feito nesse momento. Porém, mantenha-se em constante movimento, embora respeitando a sua velocidade, o seu ritmo e a sua sanidade mental.

Empreendedora: você tem como passar por uma crise na empresa e sair ilesa!

As crises são importantes momentos de reflexão, especialmente porque trazem consigo um grande risco de desnorteamento.  Nessa hora, as dicas para manter a clareza e o equilíbrio emocional se tornam essenciais. Afinal, podemos perceber mais tranquilamente as oportunidades, quando estamos em equilíbrio.

Planejamento e compreensão do mercado são aspectos que merecem toda a nossa atenção, para sobreviver às crises. Porém, para minimizar os impactos nas finanças e explorar novas oportunidades, é imprescindível cuidar primeiro da saúde mental. E, mais do que tudo, compreender que nem tudo está sob nosso controle, mas podemos controlar como enfrentamos as situações.

Quer continuar se desenvolvendo na sua vida de empreendedora? Acompanhe meu perfil no Instagram @aelisarocha. Lá tem todos os dias novos conteúdos valiosos para te ajudar na sua jornada. Acesse aqui >> Instagram @aelisarocha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais em:Finanças