Ter um bom faturamento e viver no cheque especial é algo que acontece com muitas empresas e não é tão difícil identificar as causas. Em geral, há empréstimos e dívidas que maquiam o verdadeiro resultado. Por isso, é importante saber como calcular o lucro para não cair neste erro.
O lucro garante a continuidade da empresa, de forma saudável e sustentável, sem dívidas, e permite ganhar mais dinheiro, pois não é o pro labore que deixará o empreendedor rico. Além disso, como vantagem do lucro existe a função social de gerar mais empregos.
Contudo, ter prejuízo não é uma sentença de morte. É preciso analisar se o prejuízo é recorrente e há várias possibilidades de agir para reverter a situação. Além disso, existem alguns erros que os empreendedores cometem ao analisar sua lucratividade, como:
- Não saber identificar se está obtendo lucro ou prejuízo com o negócio.
- Acreditar que vender mais é suficiente.
- Não saber qual é o gargalo da empresa.
Se você se identifica com algum dos casos acima, continue lendo esse post e descubra como diferenciar lucro de faturamento e como calcular o lucro do seu negócio.
Qual a diferença entre faturamento e lucro?
Muitos empreendedores não sabem diferenciar o lucro do faturamento. Contudo, entender essa diferença é essencial para que ele saiba se o negócio é ou não rentável. Afinal de contas, não adianta trabalhar em um negócio que não dá lucro e ficar apenas “tapando o sol com a peneira”.
Faturamento
Em linhas gerais, o faturamento equivale a soma de tudo o que a sua empresa vende. Ou seja, ele representa todo o capital que o negócio é capaz de gerar.
Faturar mais incorre em ter que comprar mais, para vender mais, o que envolve o aumento de custos variáveis, bem como de impostos, entre outros custos. E o lucro pode ficar no mesmo patamar de quando se vendia menos, ou mesmo piorar, se os produtos não são tão rentáveis.
Ou seja, o faturamento é um indicador comercial que só avalia se você está vendendo no valor esperado ou não. E esse indicador deve estar alinhado ao objetivo no período, como ganhar mercado, clientes, se expandir.
Lucro
O lucro por sua vez é o capital que a empresa gera menos os custos que ela tem com impostos, funcionários, entre outras coisas. Ou seja, o lucro é um indicador financeiro que deve ser acompanhado, pelo menos, de forma mensal.
Agora que você entende o que é lucro e faturamento, o primeiro passo para agir é identificar se a empresa dá lucro ou não. Geralmente a primeira solução em que se pensa quando se percebe que o negócio não esta gerando lucro é aumentar vendas. Mas, essa ação não necessariamente trará lucro.
Essa é uma das estratégias, no entanto, não necessariamente é a melhor quando se avalia como calcular o lucro. Em termos de receita, há o ciclo da venda, do faturamento, do recebimento e do lucro. Vender não significa receber, é preciso uma gestão sobre esses fatores. E receber 100% não significa lucro.
Como calcular o lucro – Passo a passo
Em uma planilha, você deve definir um período, usualmente mensal, mas não é uma regra, como nos casos em que há sazonalidade. O importante é que todos os parâmetros a seguir sejam considerados dentro do mesmo período.
1. Total de vendas e deduções
O primeiro parâmetro para você saber como calcular o lucro do seu negócio é o total de vendas. Suponha que a empresa faturou no período um valor X. A próxima conta é a de pagamento de impostos. Para Simples Nacional, esse percentual é definido sobre o total de vendas, o que não se aplica para MEI.
Depois dos impostos, há os custos variáveis, como comissão de vendedores e taxa de cartão. E você pode realizar o cálculo do custo variável pelo CMV – Custo da Mercadoria Vendida ou CSP – Curso de Serviço Prestado.
O indicador lucro bruto é chamado de margem de contribuição. Depois da margem de contribuição, são lançadas as despesas fixas. Em seguida, há o lucro operacional, que é o que a empresa gera sem necessidade de empréstimos, venda de ativos ou aportes de sócios.
Se houver prejuízo, não adianta inserir outras fontes para cobrir o problema, é preciso atacar a questão na raiz e saber por que é negativo.
2. Lucratividade e investimentos
A lucratividade nada mais é do que o lucro operacional sobre a receita. Se, em vez de comprar pronto, você produz, há também o custo de produção, que deve ser considerado.
Depois se lançam os investimentos para saber qual é o lucro depois do investimento. O investimento não está relacionado à operação, mas garante uma operação melhor. Ele deve ser feito sempre. No método de precificação é preciso colocar no markup a verba para reserva de reinvestimento.
Na margem de contribuição, muitas pessoas pensam que já estão obtendo lucro. Mas, o mais importante é o lucro operacional, para enxergar se o negócio está doente ou não. Se estiver dando prejuízo, você já deve resolver.
A próxima metodologia de como calcular o lucro é a análise sobre o preço de venda do produto.
Muitas pessoas não colocam todas as despesas no registro e acreditam que devem documentar apenas as despesas grandes,. Mas é preciso contabilizar tudo, desde material de limpeza a aluguel e até a depreciação dos equipamentos.
3. Custo do produto e unidades vendidas
Qual é o custo do produto? Isso inclui embalagem, caixa, bem como etiqueta, sacola, frete para entrega, impostos, entre outros. Portanto, não é apenas o quanto você gastou para produzi-lo.
Você deve saber quantas unidades precisa vender para pagar as despesas físicas. Esse acompanhamento pode ser diário ou semanal, pois é um dado muito importante e deve garantir o não-prejuízo.
Depois dessas análises, qual é o lucro? Você verá nos dados quanto precisa para não ter prejuízo, de acordo com o resultado operacional e, dessa forma, saberá a porcentagem da lucratividade sobre o faturamento.
O lucro, portanto, considera o CMV ou CSP. O lucro por produto segundo o preço de venda é importante também para analisar se o preço de venda é satisfatório e para saber qual produto contribui mais para a empresa como um todo.
Se o lucro não é uma realidade, deve-se analisar cada informação bem como simular cenários de como calcular o lucro. Em uma planilha é possível alterar valores na simulação para saber o que trará mais resultados.
Lembrando sempre que com o lucro é preciso reinvestir no negócio para garantir possíveis expansões e para trazer tranquilidade e reserva em caso de possíveis imprevistos.