Um planejamento financeiro serve basicamente para mostrar a você os riscos bem como os desvios de um negócio, de modo que saiba como agir antes que eles aconteçam. Por isso, se o seu objetivo é fazer sua empresa crescer minimizando os percalços que podem ocorrer ao longo desse processo, precisa saber como fazer um planejamento financeiro eficiente.
Isso mesmo! Se você está no ponto A e quer chegar no ponto B, precisa de planejamento. É como uma viagem, se você não se planejou corretamente, você pode ficar sem combustível porque não havia um posto de combustível no meio do caminho como você previa, ou quer ouvir música, mas esqueceu o pen drive.
Além disso, há outros imprevistos que podem acontecer como, por exemplo, o mau tempo.
Então, seja para questões previsíveis ou imprevisíveis, se você não planeja, errar é uma questão de tempo. Ou seja, o planejamento te dá uma chance de errar menos.
Ao entender o que é necessário, você sabe quais são os recursos que pode usar, bem como os investimentos quer precisa fazer, entre outros fatores, para que o seu negócio evolua sem surpresas no caminho.
E sabendo da importância que existe em fazer um bom planejamento financeiro, trouxe nesse post informações relevantes sobre como fazer esse planejamento de maneira simples e prática. Confira!
Perfis de empreendedores que não planejam
Normalmente, quando o assunto é planejamento financeiro, os empreendedores se posicionam de formas distintas:
- Existem aqueles que fazem o planejamento e depois não o consultam mais, só colocam na gaveta.
- Há os que deixam a vida levar e não se importam tanto com o planejamento financeiro
- Existem aqueles que acham que planejamento é conversa de consultor.
Se você se identificou com algum desses perfis, então está entre os empreendedores que não se planejam corretamente. E, nesse caso, a primeira coisa que precisa fazer é entender a aplicação pratica desse tipo de planejamento.
Qual é a aplicação prática do planejamento financeiro?
Planejamento financeiro não se trata apenas de controlar o dinheiro que está no banco, mas toda a conjuntura da empresa. O planejamento financeiro te dá a previsibilidade para saber quais recursos você precisa para alcançar suas metas e objetivos, bem como para identificar se há falta de capital de giro para negociar vencimentos ou antecipar os recebíveis, se há o descasamento de caixa entre outras coisas.
Além disso, se você possui uma equipe, saber como fazer um planejamento financeiro, te permite abrir um canal de comunicação aberta com a equipe para que ela interaja e se comprometa com as metas, com a redução de gastos e de desperdícios, além de mensurar resultados, avaliar a eficiência pessoal, da equipe ou da empresa, bem como ter clareza da causa dos problemas e ajustar desvios no meio do caminho.
E antes do financeiro, o primeiro planejamento que você deve trabalhar é o estratégico. Você deve pensar o que quer para a sua empresa daqui a cinco anos. Por isso é importante que você se questione:
- Qual será a meta ano a ano?
- Qual é o objetivo principal por semestre?
- Quais são os recursos para isso?
Esta é uma forma de galgar passo a passo as suas conquistas para o futuro.
Metas
A meta precisa ser SMART, ou seja, ela precisa ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.
Por exemplo, se a meta é vender mais pra ganhar mercado e ganhar clientes, você precisa vender mais. Então você quer aumentar suas vendas de 15 mil para 25 mil por mês. Para mensurar você deve considerar o total de vendas menos as devoluções e trocas. O passo seguinte é saber se o seu objetivo é tangível. Será que 25 mil é possível? É muito desafiador? Essas questões precisam ser avaliadas.
Depois você deve avaliar se o seu objetivo é relevante. será que vender mais basta? Se o preço de venda estiver errado, não adianta vender mais. É preciso criar também uma meta de lucro. E por fim, você precisa definir em quanto tempo isso é possível.
E além da meta smart, você também precisa definir sua meta de faturamento. Para calcular essa meta, basta seguir a formula abaixo:
Fórmula
Meta de faturamento = despesas fixas (DF) / % margem de contribuição (MC) – % lucro
% MC = (receita – custos variáveis (CV)) / receita
Exemplo:
DF: 8 mil
Receita: 15 mil
CV: 10 mil
%CV: 33%
Lucro desejado: 20%
Meta de faturamento = 8000 / (0,33 – 0,2) = 23,9 mil
A partir dessa fórmula, sabe-se que a meta não é definida pelo “feeling”. Para ter um lucro de 20%, a meta deve ser de R$ 23,9 mil.
Como fazer um planejamento financeiro – Passo a Passo
Depois de definir metas e indicadores, é hora de entender como fazer um planejamento financeiro na prática. Há algumas possibilidades, bem como muitos tipos de planejamento, mas vamos nos ater nesse post aos que são comumente usados, que é o planejamento base histórica e o orçamento base zero.
Portanto, se você tem uma empresa com dados, use a base histórica. O orçamento base zero é para quem está início, ou para quem possui uma empresa, mas não tem controle suficiente para criar o orçamento, ou ainda em mudanças drásticas de cenário, com novas realidades, como a da pandemia, mas não necessariamente é uma crise, pode ser uma mudança na empresa que exija esse tipo de orçamento.
Seja qual for a base usada, os passos que deve seguir para fazer o seu planejamento financeiro, são:
1. Levantar premissas
Essas premissas podem ser internas ou externas. As internas são aquelas que você tem poder sobre elas, ou seja, você pode fazer algo a respeito, como:
- Meta de faturamento
- Capacidade produtiva
- Política de entrega
- Tamanho da equipe
- Forma de pagamento
- Gestão de pessoas
- Políticas de hora extra
- Políticas de contas a pagar
- Teto para investimentos
As premissas externas por sua vez, são aquelas que você não tem um domínio mas precisa considerar no seu planejamento, como:
- Preço de matéria-prima e de insumos
- Aumento salarial/ dissídio
- Inflação anual
- Encargos trabalhistas
- Tributação
2. Lançar receitas e gastos com base histórica ou do zero
Depois de levantar as premissas, o próximo passo sobre como fazer um planejamento financeiro é o lançamento das receitas e dos gastos. Faça projeção do faturamento, dos impostos, dos custos variáveis, quanto é o seu gasto com pessoal, estrutura, investimentos necessários para cumprimento de metas, quanto é necessário de capital de giro entre outras coisas.
3. Definir metas de crescimento
Por exemplo, coloque aumento de 10% a cada três meses e faça um plano de ação para isso, de modo a otimizar receitas e reduzir gastos.
Nas metas de crescimento de receita, você pode aumentar o valor de preço de venda, aumentar o portfólio, aumentar o ticket médio, entre outras possibilidades.
4. Não seja otimista demais
É importante não ser otimista de mais na previsão de gastos e receitas durante o planejamento, ou seja, colocar gastos menores e receitas maiores do que realmente acontecerão.
5. Enxergue todos os impactos da estratégia
Na medida em que houve aumento de receitas, haverá aumento de custos variáveis. Por isso, é preciso enxergar que cada estratégia vai reverberar em outras áreas da empresa. Se você vai vender mais, vai ter que contratar mais pessoas? É preciso enxergar a empresa como um todo.
6. Planeje a quitação de dívidas
Quitar mês a mês as dívidas de forma planejada, sem se desesperar, mesmo que demore um ano ou 5 anos.
7. Acompanhamento
É preciso acompanhar o que está acontecendo, o que pode ser feito semanal, mensal ou trimestralmente, isso depende da qualidade do serviço e das metas previstas. Não adianta planejar e colocar na gaveta. O acompanhamento permite contornar desvios e possibilita fazer revisões.
Portanto esse é o passo a passo para você fazer o seu planejamento financeiro. Gostou das dicas? Então me acompanhe no Instagram, Facebook e confira meus vídeos no Youtube onde dou várias dicas de gestão financeira e administrativa para empreendedores.