Estamos vivendo uma crise sem precedentes, que começou no início de 2020. Trata-se de uma conjuntura que afeta não só nossa saúde, como também nossa renda e nossos negócios.
Imersos na pandemia e com nossos horizontes e limites restringidos, a lição, nesse caso, é clara: o futuro é agora. Não é hora de preciosismo. O que tem que ser feito deve ser providenciado agora.
Conheça neste artigo as dificuldades que caracterizam cada momento e como crescer na crise, apesar delas. Veja também as tendências que devem ser analisadas para fixar o seu negócio em solo firme, no pós-crise.
Para crescer na crise é preciso saber em que fase seu negócio se encontra
Com efeito, toda crise apresenta três momentos distintos. Isso significa que sua empresa deve enfrentar com sabedoria cada um deles e se preparar para o seguinte.
Por outro lado, não é preciso esperar concluir a fase anterior para começar a próxima. O importante é colocar a mão na massa para crescer na crise.
Primeiro momento: a onda
A onda acontece sem aviso. De repente, ela vem e lhe dá um caldo. Mesmo atordoado, essa é a hora de avaliar todo o financeiro da empresa, buscando agir para sobreviver.
Em outras palavras, tudo deve ser analisado, desde o caixa, valores a receber e compromissos, até as condições para negociação. O que importa, nesse caso, é a manutenção do faturamento e caixa positivo, apesar da paralisação e do isolamento social.
Segundo momento: parar e analisar
Agora, vale buscar se desenvolver como gestor, rever o planejamento, localizar o negócio dentro do contexto e do mercado. Portanto, é hora de fazer cursos, estudar e refletir sobre os aprendizados da crise: como eu poderia estar mais resguardado em momentos assim?
Segundo os consultores financeiros, as reservas de emergência são importantes. Mas é somente numa crise que o empresário comprova claramente essa verdade.
Caso sua empresa possua reservas ou não, busque estruturar o negócio, com gestão financeira. Isto significa se organizar, arrumar a casa e se preparar para sobreviver e, talvez até, crescer na crise.
De qualquer forma, esteja preparado, com a casa organizada, até mesmo para usufruir de possíveis benefícios do Governo. Dessa maneira, deve manter toda a documentação regularizada, que vai desde a CND, o DAS, até o recolhimento de FGTS.
Seja como for, para solicitar qualquer linha de crédito, mesmo subsidiada, existem pré-requisitos e exigência de garantia.
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Terceiro momento: uma ilha de segurança para crescer na crise
É preciso, então, buscar uma ilha em solo firme para fixar o negócio e crescer na crise. Isso porque no pós-pandemia tudo vai estar diferente, sejam clientes, fornecedores, funcionários, equipes e até você.
Para isso, é necessário rever todo o planejamento. De fato, é ilusão acreditar que vai continuar fazendo exatamente o que fazia antes da crise.
Coronavírus: como negócios mais afetados podem crescer na crise
A primeira onda da pandemia afetou os negócios que funcionavam em estabelecimentos abertos, ou seja, que dependiam de venda presencial. Podemos citar, por exemplo, o comércio e os setores de educação e alimentação.
Já a segunda onda atingiu em cheio a prestação de serviços, que representa 63% do PIB nacional. Nessa grande rede estão empresas de serviços, profissionais liberais e autônomos.
Afinal, a contratação de um serviço depende de uma decisão difícil de ser tomada em meio a uma crise. Além disso, quando os negócios param, os prestadores param, em uma reação de cadeia.
Crescer na crise pede soluções criativas
Menos investimentos geram mais desemprego e menor consumo. Além disso, o tempo médio de caixa de pequenas e médias empresas no Brasil é em torno de 20 a 23 dias. Portanto, é hora de ter cabeça para pensar e mão para executar.
Em primeiro lugar, cuide das despesas, flexibilizando impostos, custos variáveis e, principalmente as despesas fixas. Em seguida, parta para um plano de ação, buscando aprender com as soluções criativas de todos os nichos de negócio.
Na verdade, olhar somente para as soluções do seu nicho iguala você ao concorrente. Então, dê um passo além. No caso de impedimento de faturamento por restrições de convivência social, como é o caso da crise causada pela pandemia do Corona Vírus, temos algumas opções para manter as vendas de forma criativa, como, por exemplo:
- Venda de kits;
- Vouchers;
- Venda de combos;
- Entrega de bônus.
E, por fim, esteja em todas as redes sociais, marque presença no WhatsApp e tenha um posicionamento na Internet. Com certeza, sua audiência está online e o seu cliente vai migrar para quem tem mais visibilidade.
Veja as tendências de mercado para o seu negócio crescer na crise
A gestão financeira é formada por uma base única, mas subindo esse degrau, existe a especificidade de cada negócio. A sociedade vai mudar, então use as novas tendências para direcionar o seu nicho de mercado e modelo de negócio e crescer na crise.
Tendência #1 – Cuidados
Ninguém vai sair do isolamento da mesma forma que entrou. Por isso, crescer na crise exige que você considere os seguintes aspectos:
- Manutenção das medidas de prevenção e proteção;
- Aumento estresse e da ansiedade;
- Preocupação com a saúde mental;
- Maior preocupação com os pets;
- Fortalecimento da socialização no ambiente doméstico.
Tendência #2 – Turismo
O turismo muda, com as fronteiras fechadas e os cuidados com a saúde. Portanto, nesse nicho, crescer na crise significa priorizar viagens locais ou a lugares abertos, como campo e fazendas.
Tendência #3 – Minimalismo
Devido ao aumento do desemprego e redução da renda, haverá menos luxo, menos shopping, menos compras, menos diversão. Logo, as famílias aprenderão a viver com menos.
Além disso, as pessoas buscarão uma renda adicional utilizando habilidades latentes que não sabiam que tinham. Portanto, tente expandir o foco para além da formação profissional e inovar, para crescer na crise.
Tendência #4 – Delivery de tudo
Tudo vai poder ser retirado em pontos estratégicos ou entregue à domicílio. Não apenas comida, mas também produtos de beleza, ovos de páscoa ou congelados.
Tendência #5 – Mercado musical e de eventos
Os pontos fortes serão os eventos minimalistas. Não mais os casamentos e aniversários megalomaníacos, mas os eventos intimistas, as festas dentro de casa.
As empresas que vão crescer na crise oferecerão a decoração das festas, então, em kits com solução para que o cliente possa realizar o evento em casa.
Tendência #6 – Vulnerabilidade e transparência
A Internet é, agora, a porta de entrada da nossa casa, que deixa aberta a nossa intimidade. Por isso, o posicionamento online deve ser transparente.
Ou seja, mostre quem você é e que você é único. Dessa forma, o cliente se identificará com a sua autenticidade e vulnerabilidade.
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