Um dos fatores mais relevantes para o fracasso de um empreendimento é a falta de planejamento empresarial. Desde o planejamento estratégico até a definição do resultado operacional ideal, todos os passos são extremamente importantes. E, mais que tudo, podem ser a diferença entre vencer ou falir.

Muitas empreendedoras não dão a devida importância ao planejamento e acabam sofrendo golpes, até fatais, em tempos de crise. Afinal, fazer planejamento significa ter previsibilidade, é a capacidade de prever e se antecipar aos desafios.

Por outro lado, um sonho planejado vira realidade em um prazo definido. Ou seja, não adianta sonhar e divagar, é preciso sonhar e executar o planejado!

O que é planejamento empresarial

Planejamento é um guia para mostrar os riscos e as probabilidades de ocorrência de problemas, antes que aconteçam.

Ele é fundamental para uma empresa, no sentido de permitir os ajustes necessários.

Fazer um planejamento é bem diferente de sonhar com uma promessa de final de ano, por exemplo.

Uma promessa de final de ano é muito subjetiva, é apenas um desejo de que aquilo aconteça.

Leia também:

A pandemia nos fez perceber que o desafio de fazer um bom planejamento é ainda maior quando estamos frente ao desconhecido.

Entretanto, mesmo em tempos incertos, é possível desenhar um planejamento assertivo e com estratégias flexíveis.

Por que um planejamento de empresa não traz resultados?

 

Frequentemente, encontramos donas de negócio que dizem que seu planejamento não funciona. Na realidade, são erros que muitas cometem na definição desse planejamento.

Dessa maneira, veja a seguir quais são as causas que fazem um planejamento não trazer resultados:

  1. Não fazer realmente o planejamento;
  2. Deixar de fazer por não definir a ferramenta adequada, por exemplo, Trello, Excel, papel e caneta;
  3. Escolher a ferramenta errada. É melhor escolher uma ferramenta que você tem intimidade ou, até mesmo, fazer no papel e transferir posteriormente;
  4. Achar que planejamento só deve ser feito em início de ano. De fato, virada do ano significa renovação, mas o planejamento pode ser feito a qualquer tempo e ter qualquer duração;
  5. Não envolver toda a empresa para definir as metas;
  6. Não definir as responsabilidades de cada pessoa dentro da organização;
  7. Não definir indicadores, isto é, não ter parâmetros para medir o cumprimento das metas;
  8. Não acompanhar o que foi definido no planejamento;
  9. Não reconhecer a possibilidade de desvios, que deve estar amparada pelo planejamento.

Tipos de planejamento empresarial

Planejamento e estratégia vêm da cultura de guerra e é mais difundida em países que já passaram por tais situações. Felizmente, o Brasil não tem histórico de batalhas e confrontos e, consequentemente, planejar não faz parte da cultura do brasileiro.

Um planejamento possibilita prever possíveis gastos e antever situações previsíveis, que sua empresa pode estar sujeita a sofrer. Portanto, uma empreendedora deve se posicionar para a luta, ou seja, deve ter uma postura de guerra. Para isso, o primeiro passo é definir a estratégica.

Planejamento empresarial estratégico

O primeiro caminho para começar um planejamento estratégico é definir as metas. O método SMART é uma das ferramentas para conseguir esse objetivo:

S – específico, ou seja, definir o objetivo de forma clara

M – mensurável, numérico

A – atingível, alcançável, viável, realista

R – relevância, que tenha impacto na empresa, na vida, na equipe

T – tempo definido, deadline, ter data limite

A partir da utilização da Meta SMART, pode-se levantar o que falta para atingi-la. Além disso, é possível perceber se essa meta está sendo conseguida, e mais:

  • O que impede você de alcançar o objetivo?
  • Que capacidades e recursos a empresa já tem?
  • O que, especificamente, você, como empresária, vai fazer para alcançar o objetivo?
  • Quando, onde e com quem? Qual é o seu plano de ação?

Planejamento empresarial financeiro

Depois de definido o planejamento estratégico, é hora de começar a desenhar o financeiro. Para isso, é preciso lançar as projeções de receitas e gastos, mesmo saindo da base zero. Além disso:

  • Definir indicadores e metas;
  • Segurar o otimismo;
  • Considerar o efeito borboleta, ou seja, o que pode acontecer em função de uma determinada estratégia;
  • Planejar a quitação das dívidas, se houverem;
  • Acompanhar diária, semanal e mensalmente, confrontando o que foi previsto versus o realizado;
  • Corrigir a rota, se necessário.

Para ter um bom planejamento empresarial é preciso seguir um roteiro

Seja em tempos normais, seja em momentos de crise, o planejamento é a estrutura interna da evolução da empresa. Para fazer um planejamento financeiro completo, siga esses passos:

Primeiro passo

Levante a retrospectiva do último período e encare de frente a situação da empresa.

Segundo passo

Faça um balanço para potencializar o melhor e minimizar o pior, de tudo que aconteceu no ano. Em seguida, contabilize os aprendizados.

  • O que foi melhor e pior?
  • Qual a melhor decisão tomada no período?
  • Qual foi o maior orgulho?
  • Que problemas a empresa não pode mais continuar a ter?

Na verdade, as crises apenas expõem as feridas que já estavam escondidas.

Terceiro passo

Da mesma forma, analise o negócio hoje. Isso significa construir um Diagnóstico de Oportunidades, que diz onde e o que precisa melhorar. Em primeiro lugar, reduza gastos antes de aumentar o faturamento.

Com efeito, quando o faturamento aumenta, alguns custos variáveis acompanham esse crescimento. Impostos, comissões, compras e matéria prima, por exemplo, tendem a aumentar nas crises.

Além disso, se o preço de venda estiver errado, o prejuízo, e não o lucro, sempre acompanhará a venda. Logo, se não houver lucro, a não ser que faça parte de uma estratégia, a falência é certa. 

Quarto passo

Defina os objetivos para o próximo período, inclusive os indicadores e metas, de tal forma que sejam mensuráveis e específicos. Lembre-se, aliás, que lucratividade é diferente de faturamento.

Quinto passo

Faça o Planejamento Financeiro, a partir de três variáveis:

Meta de faturamento mensal – custos variáveis = Margem de Contribuição

Margem de Contribuição – despesas fixas = Resultado Operacional

O valor do Resultado Operacional deve, obrigatoriamente, ser positivo, para que a empresa seja saudável.

Sexto passo

Depois de calculado o resultado operacional, defina o que fazer com ele:

  • Pagar dívidas;
  • Realizar investimentos;
  • Fazer uma reserva;
  • Distribuição de lucros;
  • Provisões (contas pontuais, como, por exemplo, 13º salário, IPTU).
  • Registre tudo e alinhe com os objetivos do negócio.

Sétimo passo

Acompanhe, controle e revise. 

E acima de tudo, faça parte da nossa comunidade de Empreendedoras Além do Caos.

Empreendedoras Além do Caos                                                                                                                                                                                                                                

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais em:Planejamento