A Black Friday 2021 é uma excelente oportunidade para as empreendedoras incrementarem suas receitas, desde que façam um planejamento adequado.

Portanto, quanto mais cedo você iniciar seu planejamento, mais chances tem de ganhar com a famosa sexta-feira de descontos.

São muitos detalhes a serem considerados, para conquistar o consumidor nessa data. Desde se destacar da concorrência, atender aos anseios do público, criando descontos tentadores, até lidar com questões logísticas.

Por isso, montamos um guia para ajudar você em sua missão de fazer uma Black Friday de sucesso.

O que é a Black Friday para empreendedoras?

Black Friday é a sexta-feira de novembro mais esperada do ano pelo varejo e pelos consumidores.

Nesta data, as lojas fazem grandes promoções em todos os segmentos do mercado, na busca por alcançar mais consumidores.

A data teve início nos Estados Unidos e, no Brasil, a primeira edição da Black Friday ocorreu em 2010.

Entretanto, a Black Friday já se consolidou como uma data bastante forte para o comércio, devido às suas promoções extraordinárias.

Neste ano, a Black Friday 2021 está marcada para 26 de novembro, a partir da zero hora. Porém, é comum que as marcas tenham promoções durante toda a semana que antecede a Black Friday. 

Para 2021, a expectativa é bastante alta. De acordo com pesquisa de intenção de compra feita pelo Méliuz, 71% das pessoas entrevistadas pretendem aproveitar a data.

Por isso, é melhor ir se preparando desde já, com o nosso roteiro exclusivo para você, empreendedora.

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Black Friday para Empreendedoras: passo a passo para o sucesso

Passo #1

Avalie seu objetivo principal para aproveitar a Black Friday

O planejamento é o ponto de partida, pois vai direcionar quais passos você deve seguir e em qual momento.

Afinal, colocar tudo no papel ajuda bastante a ter uma visão mais ampla da campanha. Assim, consegue evitar atitudes por impulso e sem estratégica.

O ponto de partida para participar da Black Friday é entender o perfil dos seus clientes e o que eles esperam da data.

Por isso, analise o histórico de compras dos clientes e separe seus leads mais promissores para criar ofertas personalizadas.

Passo #2

Defina os canais de venda, em loja física, online ou em ambos

Além de investigar os produtos que despertam mais interesse para o seu consumidor, é fundamental saber como ele prefere comprar.

Dessa maneira, você pode focar mais no site, na loja ou em ambos os canais, por exemplo.

De qualquer forma, você deve se preparar para o aumento repentino da demanda. Ou seja, seus canais devem estar preparados para garantir a qualidade da experiência de compra do cliente.

Para isso, procure fazer uma previsão de demanda, de acordo com o histórico de vendas.

Em seguida, reforce as operações logísticas e a infraestrutura, para ampliar as entregas e suportar o aumento da demanda.

Afinal, quedas no site devido ao volume de acessos e atrasos nas entregas podem prejudicam a imagem da marca.

Além de tudo isso, procure treinar a sua equipe ou, até mesmo, contratar um reforço temporário, se necessário. 

Passo #3

Estabeleça o mix de produtos que serão ofertados durante a Black Friday

Um dos aspectos fundamentais para a empreendedora é definir quais produtos do seu mix terão desconto na Black Friday.

Para tanto, suas promoções devem considerar as preferências do consumidor e suas condições para oferecer vantagens.

Normalmente, o foco das promoções é atrair novos clientes, mas seus clientes fiéis também merecem uma atenção especial nessa data.

Por outro lado, você não precisa baixar todos os preços na Black Friday. Foque nos produtos com maior potencial de venda.

Outro ponto primordial é definir um valor de venda que seja atraente para o cliente, mas viável para a empresa. 

Passo #4

Garanta que o seu site tenha estrutura para o aumento de fluxo

Se for vender online, revise o site da sua empresa. Afinal, se o seu e-commerce apresentar qualquer problema, o cliente pode desistir da compra.

Então, aproveite para revisar o design, o conteúdo e a usabilidade, garantindo que ele também seja responsivo para dispositivos móveis. A tendência é um grande aumento no tráfego da sua página, nesse dia.

Passo #5

Calcule um valor praticável ao oferecer desconto

Garanta que o seu preço de venda ainda traga lucratividade, antes de definir os descontos. Se necessário, negocie parcerias com fornecedores, o mais cedo possível.

Dessa forma, vocês podem avaliar, juntos, o aumento da demanda e negociar possíveis descontos na compra dos produtos. 

Entretanto, nem sempre a empreendedora consegue baixar o preço dos produtos, sem perder a margem de lucro.

Nesse caso, procure oferecer descontos para compras de itens adicionais, ou seja, descontos progressivos.

Essa é uma boa alternativa para incentivar a compra, pois quanto mais produtos o consumidor adquire, maior é o desconto.

Passo #6

Avalie as condições de pagamento que irá oferecer à sua base de clientes

Verifique as condições do seu caixa hoje. Não corra o risco de vender muito, para receber depois, e ficar sem caixa num primeiro momento.

Por isso, faça um levantamento dos produtos que pretende colocar em oferta e avalie seus custos. É fundamental analisar as margens e ter certeza de que conseguirá atender as expectativas dos clientes, sem ficar no prejuízo.

É importante considerar que o aumento de vendas também gera aumento nos custos variáveis. Por isso, é preciso fazer os cálculos para saber exatamente quanto lucrou.

Por outro lado, quanto mais opções de pagamento você oferecer, maiores as chances de fisgar o consumidor.

Passo #7

Dimensione seu estoque

Suas promoções podem focar em itens que já figuram na lista de mais vendidos ou naqueles sem giro no  estoque.

Portanto, identifique quais itens podem ser “queimados”, quais estão parados há muito tempo, com grade furada ou de coleções antigas.

Entretanto, um grande erro é colocar em oferta apenas produtos que estão estocados há muito tempo.

Você deve colocá-los em promoção, mas inclua outros produtos mais atrativos.

Crie ofertas específicas para os produtos mais vendidos. Em seguida, verifique a possibilidade de combinar os produtos de baixo giro com outros itens, em kits promocionais.

Além disso, planeje seu estoque para que atenda à demanda dos clientes e os produtos não se esgotem. 

Passo # 8

Seja honesta e transparente

Não crie falsas promoções ou ofereça descontos irrisórios, isto é, seja transparente e ofereça descontos reais.

Muitas lojas aumentam os seus preços nas semanas anteriores à Black Friday, para depois promovê-los pelo valor normal.

Essa prática é prejudicial à imagem da sua empresa e você deve, seguramente, evitar.

Afinal, os consumidores pesquisam os preços praticados antes, para não serem enganados na Black Friday.

Uma vez que as redes sociais e as plataformas de cadastro de reclamações estão bem acessíveis, evite as repercussões negativas.

Passo #9

Reveja sua política de trocas

O pós-venda também precisa ser reforçado, durante a Black Friday, para lidar com o alto volume de trocas e devoluções.

Portanto, a política de trocas da sua empresa deve estar clara e visível para os clientes.

A exposição da marca é muito grande nesse período, portanto, cuide da experiência do cliente.

O risco de insatisfação e reclamações é, de fato, proporcional ao aumento do número de vendas.

Passo #10

Garanta uma experiência incrível ao seu cliente

Certifique-se de que o seu cliente fiel fique satisfeito e que o novo consumidor volte, não apenas pelo preço baixo.

Utilize, portanto, sua criatividade para elaborar promoções atrativas para o público e se diferenciar de outras marcas no período.

Mesmo que você não tenha condições de oferecer descontos agressivos, existem outras possibilidades para chamar a atenção dos clientes.

Você pode oferecer, por exemplo, amostras grátis, brindes, pontos de fidelidade extras, ou, até mesmo, realizar sorteios.

O importante é aproveitar a data para proporcionar uma boa experiência ao seu consumidor e promover o seu negócio.

Apesar da qualidade do atendimento ao cliente ser sempre uma prioridade no negócio, nesse caso a atenção deve ser redobrada.

Por isso, mesmo nos casos de reclamações, atenda bem e ofereça uma solução.

Afinal, a excelência no atendimento garante um bom relacionamento com o cliente e, por consequência, a sua fidelização.

Black Friday Para Empreendedoras: invista na divulgação e nas redes sociais

A Black Friday é uma disputa entre as empresas pela atenção dos consumidores.

Mesmo se você for uma pequena empreendedora, use as redes sociais e o marketing digital para divulgar suas promoções.

Portanto:

  • Crie uma estratégia de marketing digital;
  • Utilize e-mail marketing;
  • Utilize gatilhos mentais e crie um senso de urgência.

Depois desses 10 passos incríveis que listamos para você, desejamos muito sucesso em suas vendas na Black Friday 2021!

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