A diferença entre o empreendedorismo masculino e feminino começa na motivação inicial e se mantém, inclusive, em como fazer parcerias.
A mulher, na maioria das vezes, empreende pela necessidade de uma renda complementar ou pela procura de uma independência financeira.
Dessa maneira, nem sempre começa o seu negócio a partir de uma oportunidade real de mercado, mas de uma necessidade pessoal.
De fato, o empreendedorismo é uma ferramenta de empoderamento libertadora.
Contudo, apesar de ter, frequentemente, uma formação superior à masculina, a mulher empreendedora ainda enfrenta desafios culturais e sociais.
Em outras palavras, seus rendimentos tendem a ser menores e as oportunidades de captação de recursos, mais escassas.
Dificuldades para ampliar o alcance do negócio
Infelizmente, os desafios que a mulher enfrenta para ampliar o alcance do seu negócio vão além dos externos.
Além da falta de confiança na própria capacidade, a busca pela perfeição e a intolerância ao risco são características femininas.
Esses fatores são resultantes de anos de educação diferenciada entre homens e mulheres.
No entanto, as competências necessárias ao empreendedorismo são predominantemente femininas.
Por exemplo, podemos citar a habilidade para o trabalho em equipe, resiliência, criatividade, visão sistêmica e tolerância com a diversidade.
Mas, por outro lado, ainda é complicado para as mulheres manter o equilíbrio entre as atividades profissionais e familiares.
Além disso, persiste uma grande desvantagem, para as empreendedoras, em relação ao acesso a linhas de crédito e financiamento.
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Planejamento e identificação do público-alvo definem como fazer parcerias
Para as mulheres, o impulso de empreender tem, normalmente, o objetivo principal de obter renda, e quanto mais rápido, melhor.
Dessa forma, é frequente que desconsiderem os passos iniciais necessários para criar um negócio sustentável.
Isso significa que procedimentos fundamentais, como o planejamento e a definição do público-alvo e da persona, acabam sendo postergados.
Entretanto, saber quem tem potencial interesse no que você pode oferecer é essencial para o sucesso do seu negócio.
Nesse sentido torna-se importante buscar como fazer parcerias, dentro de um universo de pessoas que enfrentam os mesmos desafios.
Afinal, o caminho a ser trilhado por uma empreendedora, independente do ramo de atuação, possui obstáculos e dificuldades comuns.
Como fazer parcerias no Instagram: uma forma simples de começar
O Instagram possui uma ferramenta que permite aos influenciadores e criadores de conteúdo marcarem os parceiros comerciais.
Essas marcações podem ser feitas nas publicações no feed e nos Stories.
Dessa forma, o usuário é redirecionado para o perfil da empresa na rede social, ao clicar na marcação.
Qualquer pessoa pode fazer parceria com lojas, marcas ou outros perfis no Instagram.
Entretanto, é claro que as pessoas com mais seguidores geralmente são as que mais recebem esse tipo de proposta.
Porém, o recurso só pode ser utilizado por usuários que possuem a conta de criador de conteúdo ou comercial.
O item “Conteúdo de marca”, presente nas configurações, possibilita escolher a opção “Marcar parceiro de negócios”.
Para isso, a conta do parceiro comercial deve inserir o usuário como parceiro aprovado, em seu perfil.
Contudo, as parcerias dentro desse modelo são puramente comerciais.
Dicas de como fazer parcerias de sucesso
A maior dificuldade para gerar resultados em uma parceria, é reconhecer o parceiro certo para você e seu negócio.
Por isso, fique de olho nessas dicas para acertar e iniciar uma parceria de sucesso:
1.Identifique suas competências
Identifique o que falta a você, o que pode ser desenvolvido internamente e que competências uma parceria poderia agregar.
2.Busque pessoas e empresas que pensam como você
É importante identificar líderes e empreendedores que estejam alinhados com seus valores e crenças.
Isto pode impactar bastante o futuro das negociações, especialmente se a parceria será estratégica durante muito tempo.
3.Avalie os cenários
Reflita sobre todos os aspectos que dizem respeito à associação, sejam eles subjetivos, legais ou financeiros, e avalie.
Em seguida, formalize um documento contendo os tópicos principais da parceria, se ela for efetivada.
4.Faça networking
Perceba que a relevância de sua rede de contatos depende muito mais da qualidade das conexões do que da quantidade de pessoas. Foque em empreendedoras nas quais você identifica um potencial de relacionamento.
5.Comunicação eficiente
Contar com parcerias estratégicas e colaboradores motivados é importante para dar o suporte necessário para que seu negócio cresça. Mas, para alcançar esse cenário, você precisará investir em uma comunicação eficiente com todos os agentes envolvidos.
Comunidade EAC: como fazer parcerias onde todo mundo pensa junto
No dia a dia de uma dona de negócio existem mais do que preocupações comerciais. Afinal, as empreendedoras também têm responsabilidades ligadas ao lar, especialmente com filhos, companheiros e com a dinâmica da casa. Por isso, é importante encontrar como fazer parcerias em uma comunidade que oferece soluções para administrar todos os papeis femininos.
A Comunidade EAC é um grupo composto por mulheres empreendedoras que busca apoiar as participantes em todos os desafios comuns. Ou seja:
- Lidar com uma rotina caótica;
- Acabar com o fantasma da falta de tempo;
- Driblar as cobranças internas e da família;
- Atingir a realização pessoal;
- Conquistar liberdade financeira.
A comunidade EAC é um lugar onde você desenvolve as competências que precisa para estar à frente de um empreendimento que dá lucro. Por outro lado, apoia e orienta a aquisição de habilidades que possibilitam proporcionar tranquilidade para você e sua família.
Veja abaixo trechos de alguns depoimentos de quem já faz parte da comunidade:
“Foi uma virada de chave na minha vida! Eu não conseguia conciliar todos os processos da minha vida, tanto da rotina profissional quanto da pessoal. Eu sou muito grata e muito feliz por estar nessa comunidade”.
Ângela Bortoli – Vai de Amélia
“Assim como é pra mim, esse desafio de ser mulher equilibrista e equilibrar tantos papéis: de mãe, de mulher, de empreendedora, de filha, de esposa, também é desafio para tantas outras mulheres. Muito feliz de fazer parte dessa comunidade desde o início, Empreendedoras Além do Caos!”.
Ana Valéria – Café do Mundo
“Desde quando eu entrei no mundo dos negócios, sempre senti muita falta de um grupo, de uma comunidade, de uma rede de apoio de mulheres que vivenciavam a mesma experiência que eu. E que nesse grupo a gente pudesse falar tanto de negócios, quanto das nossas aflições, das nossas angústias. A comunidade veio pra isso, para a gente se fortalecer. Sou muito grata por fazer parte dela”.
Raphaella Castro – Villa Office
“Eu acho que essa comunidade, ela veio pra reforçar não só a questão profissional, mas a nossa questão também como mulher, que eu acho que, nesse momento que a gente está passando, de pandemia, de isolamento, de instabilidade financeira e de mercado, é imprescindível. Então, eu super indico!”.
Suellen Carvalho – Prata & Mix
A Comunidade Empreendedoras Além do Caos é para você!