Uma coisa é alcançar e atrair clientes, outra, mais complexa, é atrair, reter e fidelizar esses consumidores. Afinal, não é fácil conquistar a confiança de um cliente, já que sua satisfação é apenas o início da jornada.

Uma empreendedora esperta sabe que um cliente satisfeito nem sempre se torna um cliente fiel. Esse esforço envolve mais do que cumprir prazos de entrega e ter bons preços.

Quer conhecer um eficiente passo a passo para atrair clientes que valorizam a empresa e são fiéis? Então, continue a leitura e entenda como atrair e reter consumidores de compra contínua e que ainda vendem por você.

Saiba a importância da retenção antes do passo a passo para atrair clientes

Os clientes já existentes são a fonte mais fácil e previsível de receita para uma empresa. De fato, são eles que proporcionam:

Mais lucros: para clientes fiéis, o foco não está no preço. Eles compram porque confiam em você, em sua empresa e em seus produtos ou serviços, por exemplo. 

Menos custos: as ações voltadas à retenção de clientes são, com efeito, bem menores que as de aquisição.

Recompra previsível: os clientes fiéis estão predispostos a comprar seus produtos ou contratar seus serviços. Sendo assim, a partir do conhecimento de suas informações relevantes, pode-se identificar suas necessidades, resolver problemas e prever alguns comportamentos.

Mais relacionamento: clientes novos requerem investimento em Marketing, por outro lado, para clientes antigos o que importa mais é o relacionamento. Fidelização implica em relacionamento de longo prazo, portanto, o trabalho é sobre pequenas ações contínuas.

Melhoramento do produto ou serviço: o cliente engajado, que responde pesquisas e dá feedback, é perfeito para fornecer insights de aperfeiçoamento.

Passo a passo para atrair clientes que amam sua marca

Confira agora um conjunto de 7 ações para atrair consumidores que, mais do que fieis, agregam valor à sua empresa.

1º item do passo a passo para atrair clientes: conheça bem o seu cliente

Esse é o primeiro passo, o mais básico e o mais importante. Assim, armazenando dados relevantes do cliente, como histórico de compras, preferências e interesses, ofereça o que ele procura.

Nesse sentido, a Internet e as redes sociais são canais de coleta de informações importantes. Não só a empresa encontra o cliente, como também ocorre o inverso.

Por isso, é necessária a implementação de um acompanhamento constante, para estabelecer uma comunicação de mão dupla.

Aliás, você tem o compromisso de ouvir o cliente, pois ele pode, inclusive, apontar detalhes importantes que passaram despercebidos. Dessa maneira, a pessoa se sente valorizada e, ainda, ajuda a empresa a otimizar seus produtos e serviços.

2º item do passo a passo para atrair clientes: atenda com qualidade

Isso deveria ser, sem dúvida, uma coisa natural a qualquer empresa. Entretanto, pode ser um diferencial da sua marca, desde que você se coloque no lugar do cliente.

O atendimento deve envolver uma comunicação clara e objetiva, rapidez, transparência, conhecimento, empatia e personalização. Embora seu produto ou serviço seja bom, não é suficiente para reter um cliente que foi mal atendido.

A não ser que sua empresa seja a única do mundo, sempre existirão concorrentes disputando o seu público. Portanto, além de um bom mix de produtos e preço justo, ótimo atendimento e eficiência na entrega também são essenciais.

3º item do passo a passo para atrair clientes: ofereça uma experiência de consumo exclusiva

Desde o primeiro contato com o cliente, ofereça a ele uma experiência única. Em primeiro lugar, adote uma abordagem humana e personalizada. Ou seja, invista na capacitação de sua equipe de vendas e nos recursos tecnológicos adequados.

Em seguida, surpreenda seus clientes de maneira positiva, reforçando seus valores. Vale desde reverter reclamações com mimos, atender pedidos inusitados, e até mesmo personalizar a entrega com bilhetes carinhosos.

Contudo, esse tratamento deve alcançar não somente os novos clientes, mas, principalmente, aqueles mais fiéis. Afinal, o inesperado causa emoção, gera boas lembranças e grava sua marca na mente do consumidor.

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4º item do passo a passo para atrair clientes: crie uma comunidade para sua marca

Os grupos de pertencimento são estratégias perfeitas para o engajamento de clientes. Então, conheça seu público e entenda o que combina com ele. Confira algumas sugestões para criar uma comunidade:

  • Incentivar e compartilhar conteúdos produzidos pelo usuário, onde mostram a utilização de produtos da marca;
  • Promover enquetes para participar em algum processo da empresa, como a criação do nome de um produto;
  • Oferecer uma visita à empresa;
  • Criar uma newsletter especial, com assinatura gratuita através de uma Landing Page, e disponibilizar conteúdos diferenciados e ofertas especiais.

Acima de tudo, o importante é fazer com que seu cliente se sinta especial por pertencer ao seu grupo.

5º item do passo a passo para atrair clientes: seja transparente e flexível nas negociações

Para ganhar a confiança de seus clientes é preciso cumprir o que foi prometido. Então, prometa apenas aquilo que puder cumprir, pois reputação é muito difícil de conquistar, mas bem fácil de perder.

Mesmo assim, quando algo falhar, seja transparente ao lidar com o erro e tente construir um relacionamento de confiança. Por exemplo, em uma reclamação:

  • Pratique a escuta ativa, peça desculpas e desarme o cliente;
  • Ouça o reclamante e investigue atentamente como o fato aconteceu;
  • Seja clara ao repassar a situação, aja com rapidez na resolução do problema e mantenha o cliente sempre informado.

6º item do passo a passo para atrair clientes: crie programas de fidelidade

Ofereça benefícios e ofertas exclusivas em troca da fidelidade do cliente. Essa estratégia pode envolver:

  • Um sistema de pontuação, com recompensas VIP;
  • Parcerias;
  • Criação de concursos e games para envolver o público, ofertando descontos ou prêmios.

7º item do passo a passo para atrair clientes: invista no Marketing Digital

A Internet encurtou a distância entre marcas e pessoas, com as estratégias de atração e retenção do marketing digital. Portanto, atinja as pessoas certas e utilize esses recursos para tornar a sua marca conhecida e aumentar suas vendas:

  • Providencie um blog para a empresa e faça marketing de conteúdo;
  • Esteja presente nas redes sociais;
  • Use ferramentas de SEO para atrair clientes gratuitamente;
  • Crie anúncios pagos personalizados;
  • Acompanhe as métricas;
  • Tire o máximo proveito do e-mail marketing.

Esteja pronta para reter e fidelizar seus consumidores, seguindo esse passo a passo para atrair clientes que valorizam sua marca. E seja muito bem-vinda à nossa comunidade de Empreendedoras além do Caos.

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