Em junho deste ano, uma das manchetes do G1 foi:
O artigo se baseou no relatório da Global Entrepreneurship Monitor 2020. A pesquisa foi realizada pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
É, então, o momento de perguntar: e o SEU negócio, empreendedora, como está?
Empreendedorismo feminino foi fortemente atingido pela pandemia
As mulheres empreendedoras foram as que mais sofreram com os impactos econômicos da Covid-19 no Brasil. Com certeza, os principais motivos foram a jornada dupla de trabalho e as tarefas domésticas, ampliadas com o isolamento social.
Contudo, existem outras implicações, como a maior dificuldade para o acesso a capital. Além disso, os setores mais impactados na pandemia foram comércio, serviços e turismo, onde as mulheres estão mais concentradas.
No Brasil, os principais problemas apontados pelas mulheres à frente de seus negócios foram:
- Queda de vendas e contratos (62%);
- Saúde mental e física (47%);
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (45%);
- Dificuldade para entender e implementar as legislações governamentais (29%);
- Demissão de funcionários (29%).
Empreendedoras no Brasil: os negócios convencionais e os motivados pela necessidade
A grave crise sanitária obrigou quase 10 milhões de brasileiros a fecharem empresas, atingindo em cheio as donas de negócio. De fato, cerca de 70% desses empreendedores são mulheres que se viram obrigadas a cuidar da família.
A taxa total de empreendedorismo no Brasil sofreu uma redução drástica, caindo para 31,6%, contra 38,7% em 2019. A pandemia do Corona vírus derrubou o mercado, especialmente os mais antigos.
Por outro lado, o total de empreendedores iniciais passou de 32,2 milhões em 2019 para 32,6 milhões em 2020. Esses novos negócios possuem até 3,5 anos de operação, e surgiram por necessidade ou por sobrevivência.
Segundo a pesquisa, o número de novos empreendedores motivados por necessidade saltou de 37,5% para 50,4%. Porém, a participação das mulheres nesses casos também caiu no ano passado, para 45,9%, contra 50% em 2019.
Leia também:
- Checklist para empreendedoras: como repensar 2021 e mudar a rota
- Como fazer: dá para empreender sem dinheiro?
- Passo a passo para atrair clientes que me deem valor
Comunidade de mulheres em busca da transformação social
Embora as mulheres sejam mais resilientes e busquem propósito além de lucro, para elas empreender pode deixar a vida desgovernada. Muito além da pandemia, as mulheres donas de negócio sempre passam pelas seguintes situações:
- Possuem sentimento de culpa por não conseguir equilibrar negócio e família;
- Sentem-se perdidas e sem saber o que fazer para melhorar o negócio;
- Têm medo de terem menos tempo ainda, quando o negócio crescer;
- Sentem que o preço do sucesso é alto demais e a família cobra mais presença.
Por isso, é frequente que as mulheres empreendedoras perguntem se é possível:
- Ser empreendedora e mãe presente;
- Ter um negócio de sucesso e uma rotina tranquila;
- Ter liberdade financeira sem se matar de trabalhar;
- Empreender além do caos.
Em resumo, será que vale a pena?
Parceria e apoio aos próprios negócios dentro de uma comunidade de mulheres
A resposta para todas essas perguntas é: SIM, é possível, e pode ser uma experiência incrível! É totalmente viável, desde que dentro de um ambiente que puxe para cima, de forma leve e descomplicada. Fazendo parte de uma comunidade de mulheres que oferece soluções para administrar todos os papeis que você exerce.
Um grupo composto de mulheres empreendedoras busca apoiar não apenas na gestão do negócio, mas a enfrentar desafios comuns, como:
- Lidar com uma rotina caótica;
- Acabar com o fantasma da falta de tempo;
- Driblar as cobranças internas e da família;
- Atingir a realização pessoal;
- Conquistar liberdade financeira.
Comunidade de mulheres Empreendedoras Além do Caos: independência financeira
A comunidade EAC é uma iniciativa inovadora da especialista em gestão financeira empresarial e mentora, Elisa Rocha, exclusiva para mulheres. Um lugar onde você vai desenvolver as habilidades que precisa para estar à frente de um empreendimento que dá lucro. Não só um negócio lucrativo e que gera grandes resultados, mas que também proporcione tranquilidade para você e sua família.
Aprendizado
Treinamentos exclusivos e experiência de outras empreendedoras, para que você aprenda e se inspire, reduzindo possíveis falhas.
Conexão
Estar dentro de uma comunidade de mulheres alinhadas com seus interesses possibilita se conectar de forma significativa. Afinal, são pessoas que vivem (e viveram) os mesmos desafios que você.
Suporte
A comunidade EAC é um lugar seguro, onde você é ouvida, respeitada e incentivada a crescer mais e mais.
Faça parte da comunidade Empreendedoras Além do Caos e quebre as estatísticas!
O que é a comunidade de mulheres Empreendedoras
A Comunidade Empreendedoras Além do Caos funciona totalmente online e conta com aliadas que entendem e apoiam sua jornada. Mensalmente, são disponibilizadas aulas ao vivo, com temas de extrema utilidade para o equilíbrio trabalho e vida, que incluem:
Os treinamentos EAC ainda abordam temas escolhidos pelos membros da comunidade, no Menu de Soluções, e materiais de apoio exclusivos. Além disso, como membro da EAC, você conta com:
- Acesso às Práticas Além do Caos (PACs) para desenvolver o seu negócio sem se matar de trabalhar;
- Interação e tira dúvidas em tempo real na comunidade;
- Indicação de materiais e ferramentas complementares para os seus desafios;
- Acompanhamento diário da Elisa Rocha para solucionar problemas específicos;
- Participação garantida em encontros e eventos para network e troca.
A comunidade de mulheres Empreendedoras Além do Caos é para você?
Avalie seus sonhos. Deseja, acima de tudo, ter mais estímulos, oportunidades, ambições e confiança para se lançar nos negócios e assumir riscos? Sente, com toda a certeza, uma profunda necessidade de ter um negócio de sucesso e liberdade financeira? Imagina uma vida confortável, tranquila e equilibrada para si mesma e sua família?
Então, pode acreditar: a comunidade Empreendedoras Além do Caos é para você. Afinal, é a sua oportunidade de crescer entre empreendedoras que vivenciam as delícias e desafios do universo feminino.
Além do mais, você faz uma assinatura por um pequeno valor e usufrui de todos os benefícios por um ano. Assim, você aprende e se conecta, com todo o suporte que precisar.
Quer começar agora?
Clique aqui para entrar na nossa comunidade de mulheres e estar muito além do caos!