Satisfação pessoal e realização profissional: estes dois objetivos não deveriam sair por nenhum minuto das nossas mentes de empreendedoras. Desde o primeiro lampejo até o grande passo final, estes são nossos propósitos quando nos tornarmos donas de um negócio.

Contudo, a verdade é que eles acabam escondidos num canto, enquanto a roda da vida nos atropela.  Mesmo que tenhamos feito uma boa escolha e estejamos felizes com nosso negócio, tranquilidade é uma condição sempre mais distante.

Por isso, continue lendo para descobrir como equilibrar a vida pessoal e do negócio com algumas dicas bem sensatas.

É mesmo difícil descobrir como equilibrar a vida pessoal e do negócio

Por mais que você tenha se preparado, é provável que não tenha previsto o tamanho do turbilhão que atravessaria. Entretanto, a principal dificuldade de toda empreendedora é conciliar vida pessoal e profissional.

A maioria das mulheres donas de negócio se sente frustrada por não ter tempo para se dedicar à família. Quanto aos amigos e à vida social, o afastamento é quase uma regra.

Mas é preciso lembrar que não basta apenas ter um negócio bem posicionado no mercado. Para que uma pessoa se considere bem-sucedida, ela deve ter tempo de qualidade para dedicar aos amigos e aos familiares. Além, é claro, de momentos para o autocuidado.

Leia também:

Como parar de procrastinar mesmo tendo um negócio para tocar?

7 técnicas para manter a calma que toda empreendedora deveria testar

Aplicativos para relaxar: 7 opções incríveis para empreendedoras

Não é fácil, mas é um equilíbrio que pode ser alcançado, pelo menos em parte. Mudanças de hábitos permitem começar a aprender como equilibrar a vida pessoal e do negócio e diminuir a sobrecarga.

6 dicas quentes para encontrar como equilibrar a vida pessoal e do negócio

Para começar, entenda que é necessário planejamento e organização no seu dia a dia profissional e pessoal. Além disso, é fundamental distinguir o que é urgente do que é importante.

Urgente é aquilo que precisa de uma ação imediata para ser resolvido. Por outro lado, importante é algo que precisa ser priorizado, mas pode ser planejado

Com essas definições bem claras, fica mais fácil encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Afinal, nem todo problema necessita de solução imediata, se ele fizer parte de um planejamento maior e bem definido.

1. Gerencie o tempo dedicado ao trabalho

Como a empreendedora é a dona do próprio negócio, quando volta para casa, geralmente continua a trabalhar.  Dessa maneira, não consegue nem dar atenção à sua família e nem descansar.

De uma maneira ou de outra, em algum momento isso vai trazer consequências de saúde ou de relacionamento. Portanto, é urgente (lembra da definição?) tomar atitudes concretas para mudar essa rotina:

  • Estabeleça um horário de trabalho e informe às outras pessoas da empresa;
  • Monte uma agenda profissional, com as tarefas importantes;
  • Não assuma compromissos profissionais fora do expediente definido;
  • Procure seguir à risca sua agenda profissional e seu tempo de descanso;
  • Tenha disciplina para cumprir seu compromisso com você mesma.

2. Separe as contas da empresa das contas pessoais

A gestão financeira do seu negócio precisa de regras claras, e a mistura das contas pode acarretar muitos problemas. Não pague contas, saque dinheiro ou faça investimentos pessoais na conta empresarial e vice-versa.

Sem conhecer a verdadeira situação financeira da empresa, fica muito mais difícil administrar. Além disso, o orçamento doméstico também deve estar dentro do planejado. Certifique-se de prover uma renda adequada para sua retirada, de forma a evitar confusão com limites de gastos.

Acima de tudo, seja rígida e rigorosa consigo mesma, ou seja, evite impulsos, pois eles abrem precedentes perigosos.

3. Veja como equilibrar a vida pessoal e do negócio delegando funções

Seja líder e não escrava. Essa é uma atitude imprescindível para uma empreendedora, pois significa acreditar no negócio, delegar funções e fazer a equipe crescer. Existem atividades que só quem é dono do negócio pode executar, porém muitas outras podem e devem  ser delegadas.

Por isso, escolha bem sua equipe e defina a pessoa mais adequada para cada função. Mais ainda, seja clara nas instruções e avalie os resultados.

Caso ainda não tenha uma equipe, terceirize o que puder. Foque na gestão da empresa, fazendo com que ela cresça e possibilite que você tenha mais liberdade e tempo disponível.

4. Desligue-se por alguns minutos diários

Desconecte-se de tudo e de todos, pelo menos por algum tempo, durante o dia. Este é um conselho difícil de seguir, mas fundamental para o seu bem-estar físico e mental.

Durante esse período, não leia mensagens, não receba ligações e deixe claro às pessoas que você merece esse momento. Leia, caminhe, medite e recarregue suas baterias. Faça isso e comprove que esse tempo não é perdido, ao contrário, você vai render muitas vezes mais depois.

5. Deixe que a tecnologia ajude a equilibrar a vida pessoal e do negócio

Use ao máximo os apps dos bancos e de finanças para manter o controle financeiro pessoal e profissional. Aproveite também os aplicativos para organização e produtividade, como agendas, calendários, to-do lists (coisas a fazer), anotações e lembretes.

Permita que aplicativos ajudem você a controlar seu dia e o tempo dedicado a cada tarefa. Portanto, pesquise, faça testes e escolha aqueles com os quais você se adapta e utilize a tecnologia a seu favor.

6. Como equilibrar a vida pessoal e do negócio sabendo dizer “não”

Aprender a dizer não é uma lição de ouro, tanto no aspecto pessoal, sendo mais seletiva, quanto no profissional. A vida de uma empreendedora já é cheia de compromissos e obrigações, não agregue o que não for necessário.

Dê preferência a encontros profissionais produtivos, de prospecção de clientes e negociação com fornecedores. As reuniões, tanto presenciais quanto virtuais, devem acontecer dentro do seu período de trabalho e respeitar um tempo limite.

Com disciplina, essas seis dicas podem efetivamente ajudar você a descobrir como equilibrar a vida pessoal e do negócio. Afinal, o sucesso da empresa e o bem-estar pessoal e familiar dependem de estratégias de gerenciamento da própria vida.

Quer aprender como conciliar a sua jornada empreendedora e vida pessoal? Faça parte da nossa comunidade de Empreendedoras Além do Caos. ⤵

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais em:Gestão de tempo