como otimizar o fluxo de caixa

Muitos empreendedores acreditam que o mais importante em um negócio é ter lucro. Só que, tão importante quanto lucrar é ter caixa disponível e saber como otimizar o fluxo de caixa do seu negócio.

Isso porque, mesmo que você tenha lucro, se não houver dinheiro no caixa, você corre diversos riscos que podem impactar as finanças do seu empreendimento.

Só para ter uma ideia, cerca de 50% das empresas quebram no Brasil por falta de dinheiro no caixa ou  de capital de giro.

E por que o capital de giro é importante?

Basicamente, ele representa o dinheiro que você tem disponível para movimentar o seu negócio, estabelecendo um ciclo financeiro. E vale lembrar que esse ciclo não é apenas de mês a mês como muitos pensam.

Isso depende basicamente do seu modelo de negócio, da forma com que paga seus fornecedores, recebe dos seus clientes e gere seu estoque. Essas características devem ser identificadas a partir do seu controle financeiro.

Portanto, se o seu objetivo é fazer com que sua empresa tenha uma gestão financeira saudável, primeiramente você precisa identificar:

  • Qual é a sua real necessidade de capital de giro.
  • O prazo médio de recebimento dos clientes.
  • Qual é o prazo médio de pagamento dos fornecedores.
  • O prazo médio do giro de estoque do seu negócio.

Ou seja, você deve fazer uma análise detalhada. Assim, é possível identificar as falhas e, com isso, prover soluções que lhe permitam oxigenar o financeiro da empresa. O que pode ser feito sem ter que aumentar vendas, assim como reduzir gastos e melhorar seus resultados ou lucros.

Continue lendo esse post e veja quais erros os empreendedores cometem ao tentar melhorar o fluxo de caixa do negócio. E o que você precisa fazer para ter sempre caixa disponível e não precisar fazer empréstimos ou então buscar capital em outras fontes.

Como otimizar o fluxo de caixa – Principais erros que deve evitar

Basicamente, existem alguns erros que o empreendedor comete e que lhe impede de ter dinheiro em caixa, mesmo que ele tenha uma receita recorrente e sobre os seus gastos. E dentre as principais falhas que podem ocorrer nesse caso, estão:

  • Vender com muitos descontos e parcelamentos para vender mais;
  • Estoque em excesso;
  • Se render ao fornecedor e ele decide como é o pagamento

Entenda que o fluxo de caixa existe para que você não resolva todas as contas apenas confiando sua própria memória. Portanto, além de evitar os erros que mencionei acima, você também deve ter um plano de contas e não utilizar o fluxo de caixa só para o fechamento mensal.

Acompanhe dia a dia, semana a semana, de forma frequente, para tomar decisões e não ficar no vermelho no fim do mês. Também faça conciliação bancária do fluxo de caixa, para conferir se as movimentações aconteceram com a previsibilidade esperada.

Veja também:

Além disso, avalie como melhorar resultados de forma contínua. Para saber como fazer essa avaliação de fluxo de caixa, confira as dicas a seguir.

Checklist sobre como otimizar o fluxo de caixa do seu negócio

Dentre as ações que você precisa implementar para otimizar o fluxo de caixa do seu negócio e manter seu financeiro em dia, estão:

Antecipe problemas

É preciso enxergar os problemas. Sem essa etapa você não sabe se precisa agir ou não.

Enxergue o fluxo de caixa na linha do tempo

Não tem como otimizar o fluxo de caixa sem que você visualize a maneira como ele se comporta na linha do tempo. O que eu quero dizer com isso?

Você precisa entender como o seu fluxo de caixa se comporta, para só então definir dentro desse ciclo quais pagamentos devem vir primeiro e se tem capital disponível para eles no início, meio e final do mês.

Diminua o prazo de recebimento

Negocie com o cliente, além de fazer faturas e cobranças de forma mais ágil.

Implemente uma política de vendas

Priorize vendas a curto prazo com descontos definidos.

Antecipe notas já faturadas ou recebíveis de cartão de crédito

A empresa que precisa de oxigênio para o negócio precisa ter este controle para conseguir montar um planejamento e sair de uma situação desfavorável no caixa. Para isso, a antecipação pode ser uma solução. Mas entenda isso como algo temporário, caso contrário pode virar uma bola de neve.

Aumente o faturamento

O que não significa só aumentar vendas. Você pode aumentar o número de clientes, bem como o valor do produto (preço de venda) ou aumentar o ticket médio. Analise o mercado, os concorrentes e os seus diferenciais e simule cenários.

Adeque serviços para que tenham receita recorrente

Use estratégias para que receitas pontuais se tornem recorrentes. Fazer pacotes para serviços com desconto é uma forma eficiente de  como otimizar o fluxo de caixa.

Gerencie inadimplências

Se clientes estão devendo, você sabe há quanto tempo é a dívida do cliente, valores, crédito dele no mercado, se ele continua comprando mesmo com dívidas pendentes, entre outros fatores, além de ser possível fazer um passo a passo de cobrança, bem como se há taxa de juros previstas no contrato.

Negocie com fornecedores

Negocie prazos, assim como parcelamentos, formas de pagamento, busque o melhor custo-benefício de modo que esses fatores se adequem ao fluxo de caixa. Por exemplo, talvez seja mais proveitoso para você diluir o pagamento ao longo do mês, para não ter problemas de caixa, e isso deve ser negociado.

Reduza os custos

Você pode reduzir os custos do negócio, mas precisa fazer isso sem comprometer o seu faturamento.

Histórico confiável

Se você tem boa liquidez no caixa da sua empresa terá credibilidade perante fornecedores e nas relações empresariais. Para isso, é necessário que você seja um bom pagador.

Casar o caixa

Entradas e saídas devem ser condizentes com as necessidades financeiras do negócio na sua estratégia de  como otimizar o fluxo de caixa.

Avalie novas formas de contratação

Terceirização assim como subcontratação são algumas opções que você pode considerar.

Compre à vista com desconto especial de fornecedores

Busque oportunidades de compra de lotes maiores para obter desconto. Para isso, cogite se unir a outros empreendedores para fazer uma compra compartilhada em maior volume, bem como em melhores condições.

Reduza os níveis de estoque

Se o estoque está parado há muito tempo, isso significa dinheiro e, se você tem problemas no caixa, é possível fazer promoções planejadas, para reduzir o seu estoque bem como gerar receita para o seu empreendimento.

Ofereça estoque excedente a clientes selecionados

Você pode fazer uma promoção específica pra determinados clientes, que são bons pagadores, bem como criar condições especiais de venda.

Aumente a rotatividade do estoque

Identifique os clientes que estavam quase realizando a compra, mas não compraram. Além disso, verifique os clientes que tinham interesse em comprar volumes maiores e comprou volumes menores, entre outros.

Gestão de compras

Busque melhores preços e melhores condições de pagamento.

Negocie a possibilidade de devolução de estoque para fornecedores

Dividir o risco com os fornecedores é algo pode ser negociado, principalmente se o fornecedor é de longa data.

Reveja fornecedores de tempos em tempos

O foco deve ser a negociação para melhores condições para o seu negócio. Então reveja fornecedores periodicamente e considere a possibilidade de mudanças nesse departamento sempre que necessário.

Controle o vencimento de contratos

Procure não renovar automaticamente contratos de fornecedores sem ter a oportunidade de renegociar.

Pague com cartão de crédito

Pagar o que é mais relevante com o cartão de crédito possibilita melhor controle das contas, com aumento de prazo de pagamentos. Mas é preciso ter cuidado e controle financeiro para isso.

Venda ativos

Equipamentos bem como aparelhos que apenas ocupam espaço e estão sem uso podem ser vendidos para entrada de dinheiro no fluxo de caixa.

Alugue em vez de comprar

Comprar carro ou andar de Uber? Ter imóvel para empresa ou alugar? Comprar ou alugar um equipamento? Isso demanda uma análise aprofundada e comparativa. Por exemplo, quanto você tem de retorno com esse investimento no caso de compra?

Revise e renegocie dívidas

Você precisa negociar com o gerente do banco. Uma opção é deixar de pagar por um ou então dois meses para renegociar taxas e prazos.

Por fim, você precisa analisar essas bem como outras questões para verificar a saúde financeira do seu caixa. Falta de dinheiro disponível de forma recorrente demonstra um problema cujos sintomas precisam ser descobertos e tratados.

Aplique esses passos em sua empresa e você terá melhores resultados em seu negócio!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais em:Finanças