Uma das principais dicas dos especialistas em saúde mental é para que a pessoa tente se afastar de atividades ansiogênicas. Trata-se de um conselho extremamente sensato, porém bastante distante do cotidiano da vida de uma empreendedora.
Atividades que geram muita ansiedade devem, de fato, ser evitadas, pois trazem prejuízo à saúde emocional. Entretanto, como fazer quando se lida com pressões de um negócio e tensões diárias do papel da mulher na sociedade?
A intenção deste artigo é trazer para você, mulher empreendedora, 7 técnicas para manter a calma diante dos seus desafios. Procure colocar em prática, para lidar melhor com a ansiedade e não deixar que ela evolua para um transtorno mental.
As técnicas para manter a calma podem ser inseridas na sua rotina
Quando perdemos a calma, nossa respiração fica curta, os batimentos cardíacos aceleram e entramos em estado de alerta. No dia a dia empresarial, várias situações estressantes ocorrem frequentemente, provocando ansiedade. Seja nas relações com clientes, fornecedores ou funcionários, seja na luta para manter o caixa em ordem.
A ansiedade causa tensão e, inúmeras vezes, nos sentimos paralisadas, como se estivéssemos num beco sem saída. Geralmente, não há como evitar os problemas e as situações causadoras de estresse, pois estão fora do nosso controle.
Porém, podemos aprender a lidar com a pressão, com práticas que aliviam e permitem melhores posicionamentos frente aos problemas. Conheça agora algumas técnicas fáceis de aplicar, que permitirão que sua mente fique mais calma e suas reações mais tranquilas.
Técnicas para manter a calma durante uma situação estressante
1 – Conte até 10
Todo mundo sabe disso, mas nem sempre se lembra nos momentos em que mais deveria. O costume de respirar fundo e contar interiormente de 1 a 10 pode ser bastante significativo, em situações de descontrole.
É, com efeito, uma maneira eficiente de desviar a atenção do problema por alguns instantes, aliviando a tensão emocional. Dessa maneira, interferindo na intensidade da emoção, podemos equilibrar a frequência da vibração e voltar a um estado de clareza.
O desequilíbrio impede o raciocínio e induz a ações intempestivas, altamente prejudiciais à nossa vida e ao nosso negócio. Portanto, comece a praticar já e vá treinando, até que se torne um procedimento natural.
2 – Respire pelo diafragma
Quem conhece ou faz uso de terapias alternativas sabe da importância da respiração para o equilíbrio emocional. A respiração diafragmática, por exemplo, é indicada para o relaxamento e o autocontrole.
Essa respiração é feita pelo diafragma, ou seja, o movimento é produzido apenas na região abdominal. Em uma situação de estresse, inspire dessa maneira, prenda a respiração por alguns segundos e expire lentamente.
Retenha novamente a respiração, antes de recomeçar a inspirar. Repita até se sentir mais relaxada, segura e no controle, outra vez.
3 – Avalie a situação por outro ângulo
Ganhe algum tempo para liberar a carga emocional, antes de tomar alguma decisão sob tensão. Utilize as técnicas anteriores para baixar o nível de ansiedade, afaste-se por um tempo e tente buscar novas perspectivas.
Se possível, utilize técnicas de gestão, como o brainstorming, para trazer os insights do inconsciente para fora.
4 – Aprenda a ouvir com atenção
Em diversas situações, os problemas são criados a partir de falhas na comunicação. Autodefesa, assim como medo, preconceito e pressa podem interferir em nossa capacidade de ouvir e compreender o que é dito.
Portanto, desenvolva a habilidade da escuta consciente. Esse hábito não apenas mostra respeito pelo interlocutor, como também impede respostas impulsivas e impensadas.
5 – Entenda que nem tudo é sobre você
Nos negócios, o lado pessoal deve ser mantido em seu devido lugar. Para isso, procure desenvolver conhecimento sobre si mesma e trabalhe sua inteligência emocional.
Acima de tudo, procure não se deixar abalar por estratégias que buscam provocar reação através de ofensas, que considera pessoais. Lembre-se: respire fundo…
Desenvolva hábitos emocionais saudáveis com técnicas para manter a calma
6 – Medite
A meditação, a ioga, o mindfulness, ou mesmo uma caminhada contemplativa, fazem bem ao corpo, à mente e ao espírito. Tente incluir alguma dessas práticas em sua rotina, no sentido de buscar a paz mental e o equilíbrio emocional.
Nem sempre é fácil encontrar um tempo, mas se encararmos como uma necessidade para o próprio negócio, vira compromisso. Uma simples parada diária para alguns minutos de respiração já serve para acalmar a mente acelerada.
7 – Faça pausas regulares
Inclua momentos de pausa na rotina, de forma a desviar um pouco a atenção dos problemas. Marque, então, um horário para o café, para uma oração, para um relaxamento, para assistir a um vídeo calmo. Inclua essa pausa no planejamento diário, para recarregar suas energias.
Afaste-se de pessoas negativas
Este é mais um conselho do que propriamente uma técnica. Na vida e nos negócios, mantenha distância de pessoas que minam seu entusiasmo e afetam negativamente o ambiente. Por outro lado, procure se aproximar de quem vibre com e como você e acrescente algo em sua vida.
Encontre leituras estimulantes, enriquecedoras e motivadoras em nosso blog. Inscreva-se para fazer parte da comunidade Empreendedoras além do Caos.