A pandemia fez tudo se acelerar e o futuro chegar mais rápido. As transformações vieram com a emergência da mudança. O home office se instalou, com visto permanente, e a preocupação com a colaboração dentro das empresas cresceu. Por isso, é urgente repensar 2021, pois o mundo tem agora novas formas de fazer e novos modelos a seguir.

Para as empreendedoras, a jornada pode ser ainda mais difícil. Além de todas as mudanças nos negócios, a vida doméstica também mudou e muitas mulheres precisam se desdobrar ainda mais.

Nada parece simples, e não é. Por esse motivo, montamos um checklist para que as empreendedoras possam analisar o novo panorama e mudar a rota.

1. Habilidades indispensáveis para repensar 2021

Alguns aspectos são cruciais para uma empreendedora em situações de instabilidade constante. É preciso estar preparada para adquirir e aperfeiçoar habilidades essenciais e, assim, minimizar os impactos negativos das mudanças.

1.1.Buscar informações

Esteja disposta a se informar muito e adquirir visão estratégica, mapeando e identificando as tendências. Afinal, esta pode ser a melhor forma de se antecipar a potenciais problemas e prevenir os impactos.

1.2.Conhecer os desafios

Para buscar soluções de forma rápida e eficiente, é importante identificar e mapear os desafios constantemente.

1.3.Saber a hora de agir

Uma ação rápida pode trazer vantagem competitiva e evitar os impactos negativos da crise. Contudo, toda ação comercial deve estar baseada em informações precisas e dados concretos.

1.4.Ampliar os relacionamentos

cenário atual está diferente e vai ficar ainda mais, daqui para frente. Dessa maneira, construir confiança e um bom relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores pode resultar em soluções inovadoras e criativas.

2. Repensar 2021 sob a ótica dos negócios existentes

Rever os rumos e replanejar as estratégias da empresa são procedimentos fundamentais para acompanhar as constantes mudanças do mercado. É importante saber se a empresa está na direção certa e se os resultados estão sendo alcançados.

2.1.Criatividade, abertura e inspiração

Na atual crise sanitária, os primeiros negócios impactados pela crise foram os que dependiam essencialmente de atendimento presencial. Ou seja, restaurantes, bares, escolas, e o comércio em geral sofreram um impacto brutal. Em um segundo momento, foram os prestadores de serviço, como profissionais liberais, autônomos, em função da paralisação dos negócios físicos.

Por esse motivo, repensar 2021 requer esquecer os modelos padrões e encontrar saídas originais. Além disso, pode-se buscar inspiração na maneira como outras empresas encontraram soluções criativas para manter o funcionamento do negócio.

2.2.Presença digital

Acima de tudo, estar presente no ambiente digital é obrigatório e inevitável.

3. Começar novos negócios na crise

Se você quer ou precisa começar um negócio na crise, deve, então, analisar tudo detalhadamente e tentar minimizar os riscos.

3.1.Nascer digital

Em primeiro lugar, para começar um novo negócio em 2021, ele já deve ser pensado na forma online. Isso porque nascer digital é muito mais fácil do que ter que fazer a transição. Portanto, é preciso se adequar a essa realidade.

3.2.Analisar de onde vem o investimento

Se o dinheiro do investimento vem de uma rescisão trabalhista, por exemplo, você deve definir quanto será utilizado no empreendimento. Até o negócio começar a funcionar, operacionalizar e faturar, de tal modo que possa garantir um pró-labore, pode demorar. Por isso, se esse for o caso, você deve deixar algum valor reservado para suas despesas durante esse tempo.

Se, por outro lado, o dinheiro vier de empréstimo bancário, de parentes ou amigos, faça um bom planejamento. De fato, esse investimento deverá ser liquidado com o faturamento do negócio e estar previsto na precificação. Portanto, só se envolva em um empréstimo quando tiver a certeza de resultados.

3.3.Planejar todos os detalhes

Planejar é fundamental porque este não é o momento de se dar ao luxo de errar. Os erros têm que ser minimizados na crise, por isso, antes de abrir o negócio, faça um ótimo planejamento. Busque todas as ferramentas e se desenvolva, para minimizar riscos e fazer com que o negócio, de fato, seja lucrativo.

4.Tendências de negócios para repensar 2021 e mudar a rota

O empreendedorismo no Brasil aumentou com a pandemia, principalmente por necessidade, e especialmente devido ao desemprego. O número de registro de MEIs aumentou 15%, somente nos primeiros meses da pandemia, em 2020. Além disso, 30% dos brasileiros possuem um negócio com até 3 anos de atividade, ou estão abrindo novos negócios.

Sem nenhuma dúvida, esse é um ano para empreender, seja por necessidade ou por paixão. Dessa maneira, conheça quais são os mercados mais promissores e que estão em pleno crescimento. Escolha uma dessas ideias de negócios, empreenda com responsabilidade e mude o rumo da sua vida nesse próximo ano.

Leia também:

4.1.Tendências de negócios em 2021

  • Negócios relacionados ao autocuidado, vida saudável, mercado de saúde;
  • Estímulo a atividades feitas em casa, por exemplo, aluguel de equipamentos de ginástica;
  • Economia de compartilhamento, com parques e condomínios sendo utilizados para atividades coletivas;
  • Ginástica funcional, beleza e estética, que podem ser iniciadas através de franquias;
  • Construção e manutenção de residências;
  • Tudo que representa o voltar para casa, para a raiz, para o interno, para o básico, para o essencial, como:
    • Mercado pet;
    • Organização de festas minimalistas como antigamente;
    • Mercado sustentável, consumo consciente e reciclagem;
    • Recommerce, ou seja, venda de produtos usados, brechó;
    • Moda inclusiva e personalizada;
    • Produtos de beleza e de higiene com produtos naturais;
    • Locavorismo, isto é, cosméticos, bebidas ou outros produtos locais e regionais;
  • Negócios relativos a carros elétricos;
  • Vendas online com experiência física agradável para degustação (lojas conceito);
  • Energias renováveis;
  • Empreendimentos relativos a tecnologias inovadoras:
    • Impressora 3D, em qualquer setor do mercado;
    • Drones, para entrega, agropecuária, segurança, eventos;
    • Produtos Wearable, tecnologia vestível em pulseiras, roupas especiais, tênis, área de saúde;
  • Marketing digital.

Repensar 2021 é uma imposição para todas as empreendedoras

Se suas estratégias não estão trazendo os resultados desejados, a segunda metade do ano pode ser o período de virada. Observe se está na direção certa, seguindo nosso checklist, e, se não, pare, planeje e dê uma guinada criativa.

Donas de negócio vitoriosas sabem quando é o momento de recalcular a rota. Da mesma maneira, as novas empreendedoras que pretendem sucesso devem planejar com uma mentalidade aberta.

O importante é perceber que esse é um momento de refletir, conhecer as novas tendências e de agir com velocidade. Seja criativa, agregue conhecimentos, um bom planejamento e foque em alcançar resultados até o final do ano.

Faça parte de nossa comunidade 

Acompanhe conteúdos relevantes em nossos canais. É hora de repensar 2021!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais em:Gestão